Categorias
BRASIL

Veja como se cadastrar no CadÚnico e passar a receber o Bolsa Família em 2023



O Bolsa Família 2023 foi relançado no último mês pelo governo federal, que decidiu reformular o programa e inclusive o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), principal porta de entrada para ter acesso ao benefício de renda mensal.



Com a reformulação, diversas famílias tiveram o Bolsa Família bloqueado, enquanto outras foram incluídas, por terem sido consideradas habilitadas, dentro das novos critérios de elegibilidade do programa.



O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo governo federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.



Através do cadastro é possível também participar de outros programas, como o BPC, Minha Casa Minha Vida e a Tarifa Social de Energia Elétrica.



Veja abaixo quem pode se cadastrar no CadÚnico:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Pessoas que moram sozinhas – constituem as chamadas famílias unipessoais;
  • Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Pré-cadastro

Desde 2022, é possível realizar um pré-cadastro se inscrever no CadÚnico. Para concluir a inscrição, depois será preciso comparecer a um posto de atendimento do Cadastro Único em até 120 dias e apresentar documentos de identificação obrigatórios das pessoas da família, além de complementar outros que sejam essenciais.

O pré-cadastro pode ser realizado por meio do aplicativo do CadÚnico ou na versão web.

No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único irá coletar as demais informações referentes ao domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração.

Se preferir, o cidadão também pode pular a etapa de pré-cadastro e fazer todo o cadastramento diretamente no posto de atendimento do Cadastro Único.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: