MOGI DAS CRUZES

Veja como ficam as atrações do aniversário de Mogi das Cruzes com a pandemia

Na próxima terça-feira (1), Mogi das Cruzes completará 460 anos. Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as orientações no sentido de evitar aglomerações, a Prefeitura informou que não realizará a tradicional Expo Mogi, festival de música que costuma reunir milhares de pessoas durante três ou quatro dias, no espaço do Pró-Hiper. Ainda assim, serão promovidas algumas atrações, em sua maioria virtuais, para comemorar o aniversário da cidade. 

Uma delas é a segunda etapa da Movi.Ar – Mostra Virtual: A Arte Não Esqueceu de Você, que será realizada a partir do mês de setembro, com artistas locais promovendo apresentações culturais em plataformas virtuais e lembrando do aniversário da cidade. Ao todo, a segunda etapa da Movi.Ar contempla 87 projetos e beneficia 136 artistas, que receberão R$ 163.200de auxílio emergencial concedido pelo município. 

A mostra já teve uma primeira etapa neste ano, tão logo foi decretada a quarentena, com o intuito de apoiar os trabalhadores locais que vivem de sua arte e também de oferecer lazer, entretenimento e acesso à cultura às pessoas que cumprem isolamento social. 

Outra mostra virtual que começa a ocorrer em setembro e lembrará o aniversário da cidade é o Tour Virtual Mogi das Cruzes – Tour.Mogi, mostra virtual de trabalhos turísticos com acesso irrestrito e recomendação livre. Para esta ação, foram quatro projetos contemplados e seis profissionais atendidos, com recursos de R$ 7.200. 

O espaço do Theatro Vasques, que segue fechado ao público desde março, será disponibilizado para artistas que o queiram utilizar como palco para gravações. Todas as datas e horários referentes às lives e transmissões comemorativas serão informadas pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

O desfile cívico-militar, outro evento sempre presente na programação de aniversário de Mogi, também não acontecerá neste ano, em cumprimento às orientações das autoridades da área da Saúde.

A Secretaria Municipal de Educação informou que planeja a realização de uma videoaula extra para alunos da rede municipal, que será divulgada no dia 1º de setembro, sobre a história e a cultura da cidade, reconhecendo e valorizando a cidade em seus 460 anos de fundação.

Celebrações religiosas também serão realizadas, em comemoração ao aniversário da cidade. No dia 1º de setembro, o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini comandará uma missa na Catedral de Sant’Anna, das 9h às 10h. De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o espaço foi preparado conforme as orientações sanitárias, com separação e sinalização de bancos, de modo a receber um número limitado de pessoas, além da orientação para o uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel. A missa será transmitida pela página do Facebook da Catedral de Sant’Anna. 

Ainda no dia 1º, das 19h30 às 20h30, o pastor Gilberto Alves de Paula comandará um culto em comemoração ao aniversário da cidade, na Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, no Mogilar.

Veja também: o que abre e o que fecha em Mogi das Cruzes no feriado de 1º de setembro

Essa notícia foi atualizada em 27 de agosto de 2020 20:25

Compartilhar
Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP