Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!
Quando o Banco Central (BC) liberou a consulta de dinheiro esquecido no Sistema Valores a Receber (SVR), no ano passado, muitos brasileiros correram para consultar se possuíam algum valor disponível para saque, porém, muitos se esqueceram de verificar a existência de saldo nas contas de familiares falecidos.
O Valores a Receber é um serviço em que você pode consultar se tem dinheiro esquecido ou inesperado em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira e, caso tenha, mostra como resgatar o valor. Desde o dia 28 de fevereiro é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro.
O Banco Central revelou, recentemente, que o sistema ainda possui cerca de R$ 7,3 bilhões para resgate de contas inativas.
Para realizar a solicitação e receber esses valores, é necessário ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal da pessoa falecida.
Como consultar e resgatar dinheiro esquecido no Sistema de Valores a Receber
O serviço de consulta e saque de dinheiro esquecido no Sistema Valores a Receber é inteiramente gratuitos. Sendo assim, a população não precisa fazer qualquer tipo de pagamento para acessar os valores. Basta seguir as instruções a seguir:
- Acessar do site do Sistema Valores a Receber;
- Clicar na opção “Consulte valores a receber“;
- Preencher os dados solicitados que incluem o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida;
- Realizar a verificação de segurança e finalmente clicar em “Consultar”.
- Se a consulta resultar em dinheiro para resgate, será preciso seguir com os próximos passos da solicitação de resgate.
- Os usuários devem clicar na opção “Acesse o Sistema de Valores a Receber”, e somente se não houver fila de espera, eles serão direcionados para a página de login.
- Será preciso realizar o login com a conta gov.br do herdeiro ou inventariante (nível Prata e Ouro) e não a conta do falecido.
- Depois, o usuário deve acessar a opção “Valores para Pessoas Falecidas”, dentro do sistema. Digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida, ler e aceitar o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros.
- Feito tudo isso, o usuário poderá visualizar na tela o valor a receber, o nome, dados de contato da instituição financeira que deve devolver o valor e a origem do valor.
Cuidado com golpes
- O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o valoresareceber.bcb.gov.br
- Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. NÃO faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
- O Banco Central NÃO envia links NEM entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais.
- Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela NUNCA vai pedir sua senha.
- NÃO clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Para receber mais novidades sobre crédito e benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook, Telegram e WhatsApp