Categorias
BRASIL

Valores a Receber: consulta de valor e saque de dinheiro esquecido começa nesta terça


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Na última semana, o Banco Central (BCB) liberou a consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR), que estava fechado há 11 meses. Por meio da pesquisa, os cidadãos podiam verificar se têm algo a receber, porém, ainda não era possível checar o valor e nem realizar o saque.


A partir das 10h desta terça, os clientes de bancos vão poder pedir o saque do dinheiro e saber exatamente quanto vão receber.


Segundo o Banco Central, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm aproximadamente R$ 6 bilhões “esquecidos” em instituições financeiras.


A nova fase do Sistema de Valores a Receber incluiu fontes de recursos esquecidos que não estavam nos lotes do ano passado. De acordo com o Banco Central, foram acrescentadas contas de pré ou pós-pagamento encerradas, contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.


Além dessas fontes, o SVR engloba os seguintes valores, já disponíveis para saques no ano passado: contas-correntes ou poupança encerradas; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; tarifas cobradas indevidamente; e parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente.

Desta vez, o BCB criou uma sala de espera virtual, que permite a todos os usuários realizarem a consulta no mesmo dia, sem necessidade de um cronograma por ano de nascimento ou de fundação da empresa.

Também há possibilidade de consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal. Assim como nas consultas a pessoas vivas, o sistema informará a instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

Como consultar valores a receber

A consulta do valor disponível para saque poderá ser feita no site do Banco Central. Após o pedido de devolução, o dinheiro será depositado em até 12 dias úteis, mesmo que a pessoa tenha selecionado para receber via Pix.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile