A Campanha de Imunização Contra a Gripe está na reta final. Nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde de Mogi das Cruzes pede que os públicos contemplados nas três etapas da campanha recebam as doses disponíveis nos postos de saúde e, a partir de segunda-feira (12), haverá um esquema especial para atendimento de todos os interessados, conforme orientação do Ministério da Saúde e do Governo de SP.
“O Ministério da Saúde e o Governo Estadual liberou [sic] a vacinação contra gripe para todas as idades (a partir dos 6 meses) a partir do dia 12 de julho, devido à baixa procura dos grupos contemplados mas, para evitar grandes aglomerações, elaboramos essa estratégia de atendimento”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.
Até quinta-feira (8), podem tomar a vacina contra a gripe integrantes das Forças Armadas, segurança e salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas; além dos públicos contemplados nas fases 1 e 2: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos e professores.
Na próxima semana, de segunda (12) a sexta-feira (16), a dose estará disponível para crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos e também para todos os contemplados nas fases anteriores. No sábado (17), das 8h às 15h, será realizado o Dia D para qualquer pessoa em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família. No domingo (18), o atendimento será exclusivo no drive-thru do Pró-Hiper, no Mogilar, também para todos os interessados, das 9 às 15 horas.
De segunda a sexta-feira, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de saúde (UBS) de Mogi das Cruzes e unidades do Programa Saúde da Família, das 8h às 13h. Para receber a dose, basta apresentar documento de identificação com foto e caderneta de vacina, se houver. Para as crianças menores de 9 anos, a caderneta de vacinação é obrigatória.
É importante lembrar que quem está nos grupos da Campanha da Gripe e também estiver entre os públicos da vacinação contra Covid-19 deve respeitar um intervalo de 14 dias entre uma e outra dose destinada à prevenção contra estas doenças. O recomendado é levar o comprovante da vacina de Covid-19 para conferência no dia da imunização contra a gripe.
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes alerta também que quem tiver sintomas de síndrome gripal suspeita de Covid e/ou febre deve aguardar término dos sintomas para receber a dose.
Até o momento, Mogi das Cruzes aplicou 75.526 doses contra a gripe, o que representa uma cobertura total de 46,8 %. Os trabalhadores da Educação lideram o índice de cobertura na cidade, com 71,3%, seguidos pelas gestantes (60,3%) e puérperas (56,7%).