Categorias
ALTO TIETÊ

Unidades de saúde de Suzano oferecem atendimento gratuito com fonoaudiólogo



A Secretaria de Saúde de Suzano oferece tratamento fonoaudiológico em todos os postos da rede municipal de forma gratuita. Os atendimentos e as terapias contam com núcleos multidisciplinares de atenção e cuidado principalmente para crianças e pessoas com idade mais avançada, diariamente, das 8h às 17h.



Os agendamentos podem ser feitos diretamente nas 24 unidades do município, que encaminharão os pacientes para avaliação de um fonoaudiólogo capacitado, de acordo com cada caso. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), o serviço está disponível também no Ambulatório de Especialidades e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil.



Além de um fonoaudiólogo especializado em avaliação, diagnóstico e tratamento das alterações de fala, voz e linguagens oral e escrita, o atendimento também inclui uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras infantis e neuropediatras que auxiliam no desenvolvimento dos pacientes em seus casos específicos.



Os trabalhos também são voltados para adultos que buscam aprimorar aspectos relacionados à fala e à produção sonora. Especialmente por meio de fortalecimento motor da língua e das cordas vocais, com o desenvolvimento de todo o aparelho vocal, que inclui desde a traqueia até a boca. Dependendo dos casos avaliados, as terapias podem ter maior duração de acompanhamento para apresentar os resultados desejados.



Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o trabalho de um fonoaudiólogo envolve o estímulo de várias áreas relacionadas à produção sonora. “Junto com os vários profissionais que temos, buscamos trabalhar e solucionar questões como gagueira, falhas na dicção e outras mais com treino e fortalecimento dos músculos faciais. Este é um serviço que prestamos à livre demanda e recomendamos a quem tiver interesse no tratamento a procurar uma de nossas unidades”, afirmou.

O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, ressaltou que o atendimento é voltado para todos os públicos e que o objetivo é facilitar o acesso. “Temos profissionais capacitados em várias frentes para ajudar o usuário da rede municipal. Seja em um processo de imunização, no trabalho de prevenção a uma doença ou em um atendimento pediátrico, estamos prontos a ajudar quem precisa”, relatou.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Alto Tietê

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP