Categorias
MOGI DAS CRUZES

Unidade de saúde na Vila Nova Jundiapeba, em Mogi, oferece diversos serviços neste sábado



Após a entrega das obras realizadas na Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Nova Jundiapeba, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza, neste sábado (7), uma ação de saúde com diversos serviços gratuitos. Entre 10h e 14h, os moradores da região encontrarão na unidade vacinação, testes rápido de IST/Aids, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, auriculoterapia e saúde bucal.



O secretário de Saúde de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone Junior, explica que será um dia voltado à Saúde da comunidade, principalmente na prevenção, com testes, aferições, vacinação e orientações. “Não é segredo pra ninguém que qualquer problema de Saúde pode ser tratado de maneira mais eficiente se for descoberto logo. E esse é o grande objetivo da nova unidade, um acompanhamento contínuo de quem vive naquela região, para que os problemas graves possam ser evitados. Neste sábado mesmo, as ações preventivas já servirão como um ‘termômetro’ de como anda a Saúde dos moradores e qualquer paciente que tiver alguma alteração detectada será encaminhado para um acompanhamento mais de perto e, se necessário, o tratamento”, disse ele.



De acordo com a administração municipal, a nova unidade faz parte das antigas instalações do Posto de Saúde Vila Nova Jundiapeba e do PACS (Programa de Agentes Comunitários da Saúde) e passa a ser chamada como Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF), atendendo à reorganização da Atenção Básica com base nos preceitos do SUS (Sistema Único de Saúde). O principal objetivo é ampliar a atenção médica, desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde por meio de práticas saudáveis e cuidados permanentes. 



A Prefeitura afirmou que a nova unidade tem capacidade de atendimento para até 16 mil pessoas, sendo que o antigo PACS já soma 14.600 moradores cadastrados. Os atendimentos serão realizados por quatro equipes básicas da Estratégia Saúde da Família e uma equipe odontológica, totalizando 48 profissionais: quatro médicos, quatro enfermeiros, 24 agentes comunitários de saúde, oito técnicos de enfermagem, dois técnicos de farmácia, quatro administrativos, um dentista e um técnico de saúde bucal.



Ainda segundo a administração municipal, os procedimentos previstos são consultas, pré-natal, avaliação antropométrica, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, temperatura, grupos educativos, planejamento familiar, visitas domiciliares e encaminhamentos.

A Unidade ESF Vila Nova Jundiapeba está localizada na rua Dolores de Aquino, 601, e o atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: