Categorias
ALTO TIETÊ

Contratações em indústrias do Alto Tietê têm resultado positivo no 1º trimestre de 2022



O setor de indústria do Alto Tietê encerrou o primeiro trimestre com saldo positivo de 371 empregos. Um levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) mostrou ainda que o setor foi responsável por gerar 70.005 postos de trabalho na região.



Os números são referentes às cidades que compõem a área de abrangência do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) no Alto Tietê. São elas: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.



Ainda segundo as informações do Caged, os setores que geraram mais oportunidades na indústria paulista nos três primeiros meses foram alimentos, couro e calçados, veículos e manutenção de máquinas e equipamentos.



De acordo com CIESP, o saldo de empregos de janeiro a março deste ano acompanha a tendência de alta registrada no mesmo período de 2021, mas numa escala bem menor, já que no ano passado o saldo positivo foi de 1.967 postos de trabalho no período. Neste primeiro trimestre, os resultados foram afetados pela alta da inflação, aumento dos juros e do dólar, além da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que impactou o preço dos insumos e inflou o custo de produção, o que desacelera o ritmo de contratação. Foram 462 vagas geradas em janeiro e 16 em fevereiro, enquanto em março foram fechadas 107.



“A indústria continua a enfrentar os reflexos negativos da pandemia de Covid-19 e somado a isso temos todas essas interferências, que desestabilizam a cadeia produtiva.  Portanto, fechar o trimestre positivo em contratações mostra que a indústria da região está se desenvolvendo, ainda que numa curva oscilante.  Agora é preciso aguardar o comportamento dos próximos meses para confirmar a tendência de recuperação do setor”, disse José Francisco Caseiro, diretor do CIESP Alto Tietê.

Clique aqui e confira mais notícias do Alto Tietê

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: