Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que, por conta do aumento da demanda para atendimento de casos de síndrome gripal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alto Ipiranga e Vila Suíssa, alguns serviços prestados em ambos os postos de saúde serão remanejados para unidades próximas.
As UBSs do Jardim Camila e Ponte Grande também continuam atendendo pacientes com sintomas de síndrome gripal ou suspeita do novo coronavírus, no entanto, segundo a administração municipal, o movimento tem sido maior nos postos de saúde Alto Ipiranga e Vila Suíssa, que, juntos, atenderam mais de 200 pessoas na segunda-feira (6).
“Para garantir assistência nesse novo período de pico, vamos remanejar algumas demandas de rotina para unidades próximas”, afirmou a diretora de Rede Básica, Tatiane Watanabe.
A partir desta quinta-feira (9), serviços como vacinação de rotina, aferição de pressão arterial e glicemia, aplicação de medicações, curativos e emissão ou atualização de Cartões SIS e SUS serão ofertados nas unidades mais próximas das áreas de abrangência. Quem realiza esses atendimentos no Posto de Saúde Vila Suíssa deve procurar as unidades Nova Aparecida, Jardim Maricá ou Botujuru; no Alto Ipiranga, as unidades Jardim Ivete, Braz Cubas ou Vila Jundiaí.
Os remanejamentos devem ser mantidos até o final do mês de junho ou de acordo com a procura por atendimentos de urgência, informou a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes.
Síndrome Gripal
Os Postos de Saúde Alto Ipiranga, Jardim Camila, Ponte Grande e Vila Suíssa são referências para casos leves e contam com médico disponível em demanda livre (sem necessidade de agendamento). Já os casos mais graves ou com sintomas intensos são atendidos nas UPAs 24 horas do Rodeio, Oropó e Jundiapeba e no Pronto Atendimento 24h do Jardim Universo.
As unidades contam com testes rápidos e demais recursos para diagnóstico do novo coronavírus, que são indicados conforme prescrição médica.
As notificações da Covid-19 estão em alta, embora sem complicações ou mortes. Em maio, Mogi das Cruzes registrou 1.187 novos casos, nenhum óbito e uma internação sem gravidade.
Desde o início de maio, o Pronto Atendimento 24 horas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes voltou a atender exclusivamente crianças de zero a 12 anos. No entanto, a unidade hospitalar mantém 10 leitos preparados para internações da Covid-19. Neste caso, os pacientes são encaminhados pelos serviços de saúde.
Onde buscar atendimento para síndrome gripal?
- Casos leves, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h
- UBS Alto Ipiranga: rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700
- UBS Jardim Camila: av. Presidente Getúlio Vargas, 999
- UBS Ponte Grande: av. Lothar Waldemar Hohene, 70
- UBS Vila Suíssa: av. Ricieri José Marcatto, 310
- Casos graves, de segunda a segunda, 24h por dia
- UPA Oropó: av. Kaoru Hiramatsu, s/nº
- UPA Rodeio: av. Pedro Romeiro, s/nº
- UPA Jundiapeba: rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha
- PA Jardim Universo: rua Dom Luís de Souza, 136
- Crianças de zero a 12 anos, de segunda a segunda, 24h por dia
- PA 24h HMMC: rua Guttermann, 577 – Braz Cubas
- Pró-Criança: av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 51 – Mogilar
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região