A partir do dia 1º de janeiro de 2025, o transporte público municipal de Guararema passará a ser gratuito. De acordo com a Prefeitura, esta ação será realizada por meio do Programa Guararema Sem Pagar, que além da gratuidade nas passagens, promoverá renovação da frota de ônibus, novos itinerários e horários.
Toda a operação do programa será custeada pela administração municipal, que conta com recursos já alocados para este fim, ou seja, não há necessidade de pagamentos por parte dos usuários finais, que também não precisarão comprovar residência ou utilizar cartões.
Com o Guararema Sem Pagar, a frota de onibûs contará com 38 veículos, sendo 21 zero quilômetro. Também passará a operar um novo sistema de itinerários, com a implementação de linhas exclusivas para transporte escolar das redes municipal e estadual de ensino e ainda serão instalados terminais provisórios nas regiões norte e sul.
Enquanto há linhas-tronco que ligam terminais de maneira direta, há linhas que circulam em ruas dentro de cada um dos bairros. Por exemplo, a linha tronco 001 liga o Terminal Rodoviário ‘Eduardo Ramires’, no bairro Ipiranga, diretamente à UBS Lambari. Já para circular dentro do bairro Lambari, devem ser utilizadas as linhas 01, 02, 03, 08 e 08A, que conectam a UBS Lambari aos bairros Guanabara (via Parateí), Fukushima (via Roseira), Parque Agrinco (via Barbosa), Cerejeira e Cerejeira (via Takamori).
Todos os detalhes, incluindo um mapa dos novos itinerários, estão disponíveis em sempagar.guararema.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da empresa responsável, ATT Transportes – (11) 95071-5213 e junto ao Departamento de Trânsito da Prefeitura de Guararema, que atende pelo telefone (11) 4693-7415 das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira.