Entraram em operação, nesta sexta-feira (24), os 10 totens de segurança instalados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em diferentes pontos da cidade. O início do funcionamento dos equipamentos foi oficializado durante a inauguração da Central de Monitoramento dos Totens, localizada no prédio-sede da Prefeitura.
A central recebe em tempo real as imagens captadas pelos totens por meio de uma série de telas, explicou a administração municipal, acrescentando que o monitoramento é realizado por guardas municipais, que possuem contato direto com as equipes da corporação que atuam nas ruas.
Os totens possuem uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. O equipamento também conta com um interfone conectado diretamente com a Central de Monitoramento de Totens, em que os moradores poderão fazer contato com a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes em caso de urgências e emergências.
Os primeiros 10 totens foram instalados na região conhecida como Praça da Jaca, no Parque Botyra Camorim Gatti, no Largo do Rosário, na Praça Sacadura Cabral (Estação Mogi das Cruzes), nas proximidades da Estação Jundiapeba da CPTM, na Praça Norival Tavares, na Rua Doutor Deodato Wertheimer (Braz Cubas), na Praça da Liberdade, no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e na região central do distrito de Sabaúna, próximo à estação ferroviária.
De acordo com a administração municipal, além dos 10 totens que passam a funcionar, estão em processo de instalação mais 30 totens junto a escolas municipais, para a melhoria da segurança das unidades escolares e regiões próximas. O trabalho de implantação deverá ser concluído nos próximos dias.
“Cabe à Prefeitura investir em inteligência, em monitoramento e informação. Além da sensação de segurança que eles proporcionam, os totens substituem as bases da Polícia Militar ou da Guarda Municipal, com os benefícios da tecnologia”, afirmou o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, que esteve presente no evento de inauguração da Central de Monitoramento. “Assim, os policiais ou guardas que ficariam nas bases podem atuar nas ruas, trazendo mais segurança à população”, completou.
Também participaram da entrega da Central de Monitoramento de Totens, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan, os vereadores Gustavo Siqueira, Johross Jones, Maurino José da Silva, Edson Alexandre Pereira, Edson dos Santos, Carlos Lukarefsky, Fernanda Moreno, Malu Fernandes e Otto Rezende e o capitão Marcelo Bueno Bernoldi, representando o 17º Batalhão da Polícia Militar (PM/SP).
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis: