Neste sábado (6), primeiro dia do 37º Festival de Outono Akimatsuri, acontecerá em Mogi das Cruzes uma das cerimônias mais famosas do Japão: o Tooro Nagashi. A celebração, que consiste em colocar na água um barco de isopor iluminado por uma vela, é realizada para homenagear os antepassados e também pedir paz.
Os japoneses acreditam que a luz das lanternas ajuda a levar a alma dos mortos para descansarem em um lugar tranquilo. Por isso, ao colocarem na água o barquinho com o nome do familiar que irão homenagear os japoneses sempre imaginam boas energias e fazem pedidos de paz.
Uma missa budista antecede a soltura dos barquinhos na lagoa e, ao cair à noite, a cerimônia vira um espetáculo à parte dentro do festival. Tanto pela crença, quanto pelo efeito das luzes das lanternas, que refletem na água da lagoa.
O Tooro Nagashi terá início às 17h30 na lagoa do Centro Esportivo do Bunkyo (Avenida Japão, 5.919, no bairro da Porteira Preta). São esperadas mais de 3 mil pessoas somente para essa atividade.
Quem estiver presente também poderá participar do ritual, levando os próprios barquinhos ou comprando no próprio evento, pelo valor de R$ 20 a unidade.
O Festival Akimatsuri segue nos dias 07, 13 e 14 de abril, sempre das 10h às 22h, aos sábados, e das 10h às 21h, aos domingos. O evento recebe financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Informações sobre a programação completa, ingressos e estacionamento podem ser obtidas no site www.akimatsuri.com.br ou pelo telefone (11) 4791-2022/Whatsapp.