Categorias
MOGI DAS CRUZES

Taxa de isolamento não muda no primeiro dia de circulação restrita em Mogi das Cruzes



Passou a valer em Mogi das Cruzes, na última segunda-feira (22), a ‘fase crítica’ da quarentena. Estabelecida pela Prefeitura Municipal, a nova classificação endureceu as regras para funcionamento dos estabelecimentos e determinou a restrição na circulação de pessoas nas ruas, na tentativa de frear o avanço do coronavírus na cidade. Apesar disso, a taxa de isolamento permaneceu igual.



De acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), do Governo de SP, a taxa de isolamento social em Mogi ontem foi de 42%. Na segunda-feira anterior (15) também havia sido registrada taxa de 42% e, na outra segunda (8), de 41%.



Fonte: (SIMI/Governo de SP)

A maior média de isolamento na cidade aconteceu na fase inicial da pandemia, nos dias 12 e 19 abril de 2020, quando foi registrada taxa de 63%.



Atualmente, Mogi das Cruzes aparece em 58º lugar no ranking dos municípios com maior taxa de isolamento social, segundo os dados do SIMI.



O sistema é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Regras

A principal mudança da fase crítica em Mogi das Cruzes é a restrição da circulação das pessoas nas ruas, que antes acontecia no período compreendido entre as 20h e 5h, em todos os dias da semana. Essa restrição agora se estende por 24 horas, sendo que só é permitida a circulação de pessoas que comprovem estar realizando atividade essencial, como ir ao supermercado, farmácia, trabalho ou unidade de saúde. A decisão se estende a praças e pistas de caminhada.

No caso dos supermercados, já havia a determinação de que os estabelecimentos só poderiam permitir a presença de uma pessoa a cada 10 metros quadrados. Agora essa restrição foi dobrada, portanto só está permitida a presença de uma pessoa a cada 20 metros quadrados. As unidades podem ficar abertas em regime de 24 horas, porém estão responsáveis pelo controle de entrada de clientes, conforme as novas restrições.

Outra mudança é com relação à operação de drive-thrus, que só está liberada para atividades essenciais, como o setor de farmácia e alimentação. Para os demais, os drive-thrus não podem mais ser mais realizados.

O que pode funcionar na fase crítica em Mogi das Cruzes

  • Saúde: Hospitais, clínicas, farmácias, óticas, lavanderias, serviços de limpeza e estabelecimentos de saúde animal;
  • Alimentação: Supermercados, mercados e congêneres, padarias, mercado municipal e feiras livres;
  • Serviços de abastecimento mantidos: Postos de gasolina, serviços logísticos de insumos, agropecuária, agroindústria, oficinas de veículos automotores e estabelecimentos de peças e acessórios para veículos automotores;
  • Transporte público: segue funcionando com reforço nos ônibus da cidade;
  • Delivery e drive-thru permitido para: estabelecimentos de alimentação e lojas de materiais de construção; demais atividades somente delivery;
  • Restrição de circulação 24h: a recomendação é que apenas pessoas com justificativa saiam de casa, para trabalhar, ir ao médico, mercado e atividades de urgência.

Clique aqui e confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: