Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, anunciou, na manhã desta segunda-feira (11), que não haverá reajuste na tarifa do transporte público neste ano. O valor da tarifa de ônibus permanecerá em R$ 4,50, sendo que os estudantes pagam R$ 1,87.
O anúncio foi feito após uma reunião entre o prefeito e representantes das empresas concessionárias do transporte coletivo, ocorrida na Prefeitura. Segundo a administração municipal, a decisão aconteceu após estudos técnicos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes e leva em consideração o impacto da atual crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Este não é o momento para aumento na tarifa de ônibus. Estamos passando por uma crise econômica que impacta diretamente a vida das pessoas e não seria justo mais custos para os trabalhadores. Foi uma negociação dura, mas as empresas entenderam esta situação. Estamos estabelecendo uma parceria para a busca de soluções inteligentes para o transporte público, sem onerar o munícipe”, afirmou Caio Cunha.
O prefeito lembrou ainda que, desde o início da pandemia, houve uma queda no número de passageiros transportados no município, o que se reflete em uma queda na arrecadação das empresas. Paralelamente a isso, o sistema está operando com frota reduzida.
De acordo com a Prefeitura, a média de passageiros transportados nos dias úteis de dezembro foi de 77.575 passageiros por dia. Durante este período de pandemia, estão em operação 81 linhas municipais. A operação completa é feita por 223 ônibus. Antes do início da pandemia, com base no dia 9 de março, foram transportados 142.603 passageiros, em 85 linhas, informou a administração municipal.
“Estamos iniciando um alinhamento para termos um transporte com mais qualidade e mais eficiência. O objetivo é a valorização do transporte coletivo para que ocorra a mudança de um processo cultural e mais pessoas possam utilizar os ônibus no seu dia a dia”, disse Caio.