Categorias
MOGI DAS CRUZES

Taboão, em Mogi, deve ter monitoramento reforçado com câmeras “inteligentes”



O sistema de monitoramento por câmeras no distrito do Taboão, em Mogi das Cruzes, será reforçado nas próximas semanas. A informação foi divulgada pela Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab).



De acordo com a associação, novos equipamentos serão instalados e os aparelhos já instalados passarão por uma atualização. As melhorias serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp).



A Parceria Público-Privada (PPP) foi firmada em uma reunião com o secretário Toriel Sardinha, realizada na última quarta-feira (12). O objetivo, segundo o chefe da pasta, é criar no Taboão um sistema conhecido como “barreira”, em que as câmeras têm a capacidade de obter informações importantes, como a leitura de placas de veículos em situação suspeita. 



As imagens estarão integradas à CIEMP e são acompanhadas 24 horas por dia. A Central conta com agentes da Polícia Militar (PM/SP) e da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes.



“A iniciativa é muito importante e vai nos ajudar a concretizar o projeto de expansão do sistema”, afirmou o secretário. “Além de ampliarmos a quantidade de câmeras, estamos investindo em tecnologia e inteligência, para que tenhamos um tempo menor de resposta”, disse. 

Além dos novos equipamentos que serão adquiridos pela Prefeitura, sistemas particulares ou via PPPs, como o modelo da Agestab, deverão ser integrados à “muralha eletrônica”. 

Atualmente, Mogi conta com 115 câmeras. O objetivo é chegar a 350, entre elas modelos de “totens”, que possuem alcance 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas.  

Um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Federal Rodoviária (PRF) e a Prefeitura foi assinado. A PRF passou a ter acesso às imagens. “Um veículo roubado em Mogi, por exemplo, terá todo o trajeto acompanhado e quando acessar uma rodovia, a PRF seguirá com o monitoramento”, explicou Toriel Sardinha.

A reunião na Secretaria de Segurança Pública contou com a participação dos representantes da Agestab: Juliano Bega, Ricardo Nagao e Nelson Takeyoshi; além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura.

Divulgação/Agestab

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: