Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano realiza mutirão de exame de papanicolau durante o ‘Março Lilás’

Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba notícias da sua cidade pelo celular!

A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano promoverá um mutirão para realização de exames papanicolau, como parte da campanha ‘Março Lilás’, em menção ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima quarta-feira (8).


O mutirão será realizado no dia 8 (quarta-feira), das 9h às 15h, e, durante a campanha, as 24 Unidades Básicas de Saúde da cidade contarão com ações de orientação e conscientização.


Segundo a Prefeitura de Suzano, a realização dos exames se estenderá para o restante do mês nos horários regulares de funcionamento dos postos.

Leia também:  Suzano amplia assistência às pessoas com TEA com centro de apoio e iniciativas inclusivas

“Esta é uma demanda de alta procura no município, então estamos preparando este mutirão mensal com uma intensificação especial no dia 8 para acolher o maior número de mulheres, diminuindo a fila de espera no processo”, disse o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.


No atendimento, as pacientes serão instruídas a manter os cuidados adequados no seu dia a dia, com avaliações sendo conduzidas de forma humanizada para garantir tratamentos e encaminhamentos necessários.

O exame em questão é um dos mais procurados em razão de seus benefícios, como a identificação de lesões e doenças, em especial o câncer. O procedimento é indolor à paciente, consistindo na coleta reservada de células do colo uterino para análise laboratorial. A identificação ou não de anomalias é divulgada dias depois.

Leia também:  Alças do Rodoanel em Suzano farão parte de novo complexo viário no Alto Tietê

A diretora de Atenção à Saúde de Suzano, Flávia Verdugo, orienta as mulheres para que tenham o cuidado necessário para garantir o resultado adequado nos exames. “Uso de medicamentos vaginais, relações sexuais nas 48 horas anteriores ao procedimento ou em caso de consulta antes do quinto dia após a menstruação são condições que podem alterar o resultado da análise. Pedimos atenção a estas questões, pois, mesmo sendo a livre demanda, queremos garantir que a saúde feminina esteja em primeiro lugar”, disse.

Leia também:  Avaliação de ponte em Suzano vai alterar operação na Linha 11-Coral da CPTM por 30 dias

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Compartilhe essa notícia: