Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (6) a segunda edição da “Virada da Vacina” contra a Covid-19. Concentrada na Arena Suzano (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), a operação se inicia às 8h e se estende até as 17h do dia seguinte, sábado (7), contando com mais três horas de aplicação, somando, assim, 36 horas ininterruptas de atendimento. Desta vez, o foco da ação será a oferta da segunda dose e a contemplação dos adultos maiores de 18 anos, com ênfase nos jovens de 18, 19 e 20 anos.
De acordo com o chefe da pasta, Pedro Ishi, a expectativa é repetir o êxito da primeira edição do trabalho, ocorrido em meados de junho, quando a vacina chegou a 19 mil suzanenses. Agora, a previsão é de que pelo menos 10 mil doses sejam aplicadas. “Fizemos uma proposta arrojada, mas que deu muito certo. Conseguimos mobilizar o público-alvo e alcançar uma boa parcela daqueles que ainda não haviam se vacinado. Desta vez, nosso foco será os jovens maiores de 18 anos, principalmente aqueles com 18, 19 e 20 anos, que pela primeira vez terão oportunidade de tomar a dose. Contudo, o atendimento também estará disponível para todos os demais que precisarem da primeira ou da segunda dose, conforme aprazamento”, disse.
Suzano é a primeira cidade do Alto Tietê a oferecer o imunizante a todo o público adulto, conforme o cronograma em ordem decrescente de idades, desde o dia 20 de janeiro. “Superamos etapas importantes com a imunização dos profissionais da Saúde e dos idosos, que foram os grupos de atenção priorizados. Também alcançamos os trabalhadores da limpeza pública, dos transportes, da educação e os bancários de Suzano. Além disso, conseguimos equalizar parte do público adulto durante a vacinação das pessoas com comorbidades ou deficiências, grávidas e puérperas”, explicou.
O secretário ainda pontuou que os jovens maiores de 21 anos devem ser atendidos antecipadamente nesta quinta-feira (5), de maneira descentralizada nos três polos de imunização no município. Na sexta-feira (6), já na Virada da Vacina, as primeiras horas serão reservadas para a aplicação da segunda dose. “Na sexta, das 8h às 17h, a Arena estará aberta para atender todos os munícipes que precisam completar a segunda etapa da imunização, conforme aprazamento indicado no cartão de vacinação. Então, recomendamos que o público maior de 18 compareça para a primeira dose a partir das 19h de sexta-feira, seguindo o atendimento até as 17h de sábado”, pontuou.
Ishi explicou que, com o fechamento dos portões às 17h, a previsão é de que as equipes mantenham a operação interna por mais três horas no sábado, trabalhando com a demanda recebida até o horário limite. “Nos dois dias, sexta e sábado, teremos o sistema drive-thru operante no Parque Municipal Max Feffer durante o período das 8h às 17h. O atendimento direto nos veículos também é uma experiência que vale destaque, diluindo a demanda esperada”.
Requisitos
Para tomar a primeira dose será exigido documento original com foto, CPF, comprovante de endereço de Suzano no nome do beneficiado e uma filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já”, do governo do Estado, também é necessário.
Já para a segunda aplicação, basta o munícipe apresentar documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa.
Dados da Prefeitura apontam que, até o momento, o município contabiliza 159.497 pessoas imunizadas contra a Covid-19, sendo 72,39% da população adulta estimada em 220.330 habitantes. Do total de vacinados, 44.730 já completaram a segunda etapa e 7.538 receberam a imunização em dose única.