Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano intensifica fiscalização no comércio com apoio das Polícias Civil e Militar



A Prefeitura de Suzano informou que vem intensificando a fiscalização de estabelecimentos comerciais e a orientação de proprietários e funcionários sobre o que pode abrir neste período de quarentena contra o novo coronavírus (Covid-19). A ação é realizada pelo Departamento de Fiscalização de Posturas e pelas Secretarias de Segurança Cidadã e de Transportes e Mobilidade Urbana, com apoio das Polícias Civil e Militar.



A intensificação da fiscalização no comércio foi determinada na última segunda (11), após reunião do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva, com representantes das Polícias Civil e Militar na cidade e com os responsáveis pelas Secretarias de Segurança Cidadã e de Transportes e Mobilidade Urbana e do Departamento de Fiscalização de Posturas.



De acordo com a administração municipal, na terça-feira (12), alguns locais de ramos de atividade não essenciais chegaram a ser interditados para que fosse coibida a entrada de clientes. A intenção também é alertar sobre a possibilidade de multa para quem descumprir o decreto municipal nº 9.432/2020.



Logo pela manhã, os agentes saíram pelas ruas do centro da cidade e observaram estabelecimentos funcionando quando não poderiam, por não serem considerados de serviços essenciais. O diretor do Departamento de Fiscalização de Posturas, Edson Tavares, afirmou que nesses casos, quando não poderiam estar abertos, é solicitado o fechamento. Em alguns casos há interdição para impedir a reabertura. Depois, se constatado descumprimento, há autuação com base no decreto e na legislação municipal.



A Prefeitura reforçou que a medida se estenderá, pelo menos, até o final do mês, com o objetivo de aumentar o distanciamento social e, consequentemente, frear o avanço da doença na cidade.

Nos próximos dias, a fiscalização será estendida para os centros comerciais de bairros de Suzano, como Vila Amorim, Jardim Dona Benta e Palmeiras, por exemplo. O assessor estratégico Jefferson Ferreira dos Santos, da Secretaria de Segurança Cidadã, que coordena na ação as equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil, disse que o objetivo é levar essa ação para toda a cidade e fazer cumprir o decreto o máximo possível.

Para dar suporte à fiscalização, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana dispõe de agentes para organizar o trânsito no período, além de garantir o fluxo normal de pedestres nas calçadas. No entanto, a participação da pasta tem sido mais ampla. O chefe da pasta, Claudinei Galo, comentou que as equipes não só estão nas ruas para garantir tranquilidade no tráfego de veículos, mas também uma boa mobilidade das pessoas. Inclusive, o grupo continua atuando na organização das filas daqueles que estão recebendo o auxílio emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal.

De acordo com o decreto municipal nº 9.432/2020, podem continuar funcionando neste momento: açougues e casas de carnes; mercados e supermercados; padarias (sem consumo em balcão); quitandas; feiras livres diurnas; restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos de alimentação (retirada, delivery e drive-thru); hospitais, clínicas médicas, odontológicas e demais especialidades; pet shops e clínicas veterinárias; estacionamentos próximos a unidades de saúde; indústrias; empresas de segurança e de limpeza; agências bancárias; casas lotéricas; cartórios e agências dos Correios; casas de materiais de construção; transporte público; estabelecimentos de beneficiamento e processamento de produtos agropecuários; comercialização de insumos agropecuários, medicamentos de uso veterinário, vacinas, suplementos, defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes e mudas; farmácias e drogarias; lavanderias; lava-rápidos; mecânicas e borracharias; comércio de tintas; lojas de produtos de limpeza e descartáveis; postos de combustíveis (exceto loja de conveniência); óticas, lojas de tecidos; hotéis e similares; e floriculturas (retirada, delivery e drive-thru).

Assista o vídeo publicado pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi:

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP