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Suzano inicia retomada gradual das aulas presenciais na rede municipal de ensino



A Secretaria de Educação de Suzano deu início nesta segunda-feira (2) à retomada gradual das atividades presenciais na rede municipal de ensino. Diversas escolas começaram a semana com o acolhimento dos alunos, respeitando o limite de 35% de ocupação, de acordo com a capacidade de cada espaço. Esta é a primeira vez que as crianças retornam às salas de aula desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).



A ação prioriza o atendimento ao público em situação de vulnerabilidade, com dificuldades de acesso e acompanhamento das atividades remotas. Na ocasião, diversas crianças da cidade voltaram para suas unidades escolares para iniciar uma semana especial de acolhimento e adaptação, com retomada do contato com os educadores e início de nova dinâmica de ensino. Eles ainda passarão por análise da evolução do processo de aprendizagem.



A secretaria afirmou que todos os presentes, estudantes e profissionais da Educação respeitaram o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e o uso obrigatório de máscaras. Foram recepcionados alunos da Educação Infantil, a partir do G3, e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com a pasta, aqueles que participaram do acolhimento tiveram a autorização formal de seus pais ou responsáveis, mediante assinatura do Termo de Responsabilidade repassado pela própria direção da unidade.



A princípio, será adotado um revezamento entre eles, conforme questionário de intenção de volta dos alunos. Apesar da adesão destas escolas, o retorno não é obrigatório e cada unidade tem autonomia para optar pelo retorno ou não, de acordo com a realidade observada em cada uma. Esta decisão é baseada em protocolos técnicos da Secretaria Municipal da Educação e reuniões prévias de comitês locais, que contaram com a participação de professores, funcionários, pais e responsáveis.



As atividades seguirão sendo oferecidas em sistema on-line para todas as crianças, com a manutenção do teletrabalho por até dois dias na semana, para acompanhar aqueles que optaram pela continuidade da modalidade remota. Com isso, o ensino passa a ser híbrido a partir deste momento, por meio das atividades do Centro de Mídias, além da possibilidade de flexibilização curricular.

Entre as unidades que ofereceram acolhimento nesta segunda-feira (2) está a Escola Municipal (EM) Ângela Martins de Oliveira, no Jardim Dora, na região de Palmeiras. De acordo com a coordenadora da unidade, a professora Marrala Klein dos Santos, a experiência em sala de aula foi um evento muito aguardado por alunos e docentes, mesmo que com números reduzidos. Dos 226 alunos matriculados, 45 foram recebidos no período da manhã e 33 à tarde.

“O movimento foi bastante tranquilo, tanto em sala de aula como fora. Na hora do lanche todos se comportaram bem, respeitando o distanciamento e fazendo a devida higienização, além do uso obrigatório de máscaras. Nos preparamos muito para isso, em constante diálogo com os pais, que participaram de reunião na semana passada. Além de coordenadora, também estou com uma turma do quarto ano em sala de aula e, para mim, não tem preço ensinar e poder sentir eles mais próximos”, afirmou a educadora.

Para o titular da Educação suzanense, Leandro Bassini, o cenário da unidade retrata o panorama de toda a rede municipal de ensino, com uma retomada gradual que prioriza alunos em situação de vulnerabilidade, com pouco ou nenhum acesso à internet e aos recursos e equipamentos eletrônicos necessários para as atividades remotas.

“Vamos caminhando aos poucos, para evoluir ao longo das próximas semanas com constantes avaliações e diálogo permanente com os pais e responsáveis. Esse primeiro dia de acolhimento transcorreu muito bem na rede e vale lembrar que nem todas as unidades já iniciaram a retomada presencial, devido à manutenção do módulo remoto. Com a promoção do ensino híbrido, será possível contemplar o acompanhamento pedagógico de todos os estudantes”, concluiu.

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Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP