A Prefeitura de Suzano oficializa, a partir das 10h desta terça-feira (15), a inauguração da nova sede do Conselho Tutelar da região norte (CT2), localizada na rua Jaime Leme, nº 33, no bairro Cidade Boa Vista.
A cerimônia marca o início das atividades da nova unidade, que terá capacidade para realizar até cinco atendimentos simultâneos e poderá alcançar até 350 procedimentos mensais, com foco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Com uma área total de 298 metros quadrados, o novo espaço tem o dobro do tamanho da antiga sede, que operava na rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, também no mesmo bairro.
De acordo com a Prefeitura de Suzano, a estrutura foi planejada para garantir acessibilidade e conta com cinco salas de atendimento, uma brinquedoteca, uma recepção, uma cozinha, uma área para arquivo de prontuários, uma sala de almoxarifado e nove banheiros.
O novo equipamento será operado por uma equipe de nove servidores, incluindo cinco conselheiros tutelares, dois funcionários administrativos, um auxiliar de serviços gerais e um motorista. A coordenação do CT2 está sob responsabilidade de Rita de Cássia Cavalcanti, com supervisão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
Além de intervir em casos de violação de direitos, o Conselho Tutelar também atua na orientação a pais e responsáveis, contribuindo para a superação de desafios familiares que comprometem o bem-estar das crianças. Os conselheiros têm ainda a prerrogativa de solicitar serviços públicos nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e demais setores, em todas as esferas governamentais, sempre que houver necessidade de garantir acesso a esses direitos.
Em Suzano, além do CT2, há também o CT1, situado na região central, na rua Barão do Rio Branco, nº 249, no bairro Vila Costa. A divisão territorial das responsabilidades entre as unidades é feita a partir da linha férrea que corta o município: as áreas ao sul, em direção ao centro até a divisa com Ribeirão Pires, são atendidas pelo CT1; já os bairros ao norte da ferrovia estão sob responsabilidade do CT2.
“Os Conselhos Tutelares cumprem um papel de extrema relevância, garantindo o suporte necessário nos momentos em que os direitos das crianças e adolescentes estão sob ameaça. Por isso, qualificamos este espaço, em um novo endereço, para receber nossa população da maneira mais adequada possível”, afirmou o prefeito de Suzano, Pedro Ishi.