Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano firma parceria com associação de produtores rurais para fortalecer a agricultura familiar no Alto Tietê



A Suzano, empresa fabricante de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, estabeleceu uma parceria com a Associação de Produtores Rurais de Jundiapeba e região do Alto Tietê (APROJUR) para a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL).



Com a iniciativa, cerca de 300 pessoas serão beneficiadas através de uma estrutura organizacional que visa o fortalecimento da agricultura familiar na região.



Um dos objetivos do APL é o reconhecimento pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, para a possível oferta de capacitações técnicas e aprofundamento em modelo de gestão profissional da APROJUR e Cooperativas beneficiadas, gerando mais competência administrativa e profissionalização para o negócio.



Também fazem parte da parceria o Sebrae, o CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) do Governo de SP, a Prefeitura de Mogi Das Cruzes por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).



“Na Suzano seguimos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, portanto, quando apoiamos a criação deste APL, temos a convicção que estamos dando um passo na transformação social que precisamos ter. Com essa iniciativa queremos apoiar cooperativas e produtores que, ao se unirem, aproveitam maior escalonamento e diversificação da produção, resultando em uma maior vantagem competitiva. A APROJUR receberá recursos que fortalecem o processo de gestão, a programação produtiva, e o acesso ao mercado”, afirmou Adriano Martins, consultor de desenvolvimento social da Suzano.

“O APL vem para fomentar a agricultura familiar na região e reforçar e nossa atividade. A Cooperativa é um sonho que temos já há algum tempo e com ela temos conseguido atender algumas chamadas públicas. Com o APL aumentam as nossas possibilidades de sermos fornecedores de outras instituições, como hospitais, e escolas. Com isso vamos conseguir agregar ainda mais valor ao nosso produto e esperamos ter um aumento de renda”, disse o produtor Mário Pereira da Silva.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: