Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano confirma primeiro caso de morte por dengue no Alto Tietê



A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano confirmou, nesta quarta-feira (4), que a cidade registrou o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica.



De acordo com pasta, a vítima foi homem, de 68 anos, com histórico de diabetes e hipertensão arterial sistêmica e portador de linfoma não-hodgkin, um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático.



A Prefeitura de Suzano afirmou que o homem deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Jardim Revista em 6 de fevereiro e logo foi inserido no sistema da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), sendo que sua transferência para internação e continuidade do tratamento no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), do Governo de SP, ocorreu dois dias depois.



O quadro clínico do paciente, já delicado pelas condições pré-existentes, teve uma complicação e o paciente veio a óbito em 11 de fevereiro.



Ainda segundo a administração municipal, a Vigilância Epidemiológica foi comunicada a respeito pelo HRAT em 14 de fevereiro e iniciou o processo de investigação do caso, que culminou na confirmação da morte pela doença, ainda a ser inserida no sistema nacional do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Suzano informou que segue com todas as ações de combate ao mosquito Aedes em andamento, principalmente no bairro onde residia o homem que veio a óbito. Os trabalhos envolvem orientações casa a casa, bloqueio em locais com focos de criadouros, aplicação de larvicida, nebulização de inseticida, execução do projeto “Aedes do Bem” (soltura de mosquitos machos geneticamente modificados para diminuição gradual da quantidade de fêmeas, que transmitem a doença) e conscientização nas escolas junto a alunos, educadores e comunidade.

Desde 14 de fevereiro, Suzano está em “Estado de Emergência e Alerta Epidemiológico”, declarado por meio do decreto municipal nº 10.019/2024, que visa adotar todas as medidas necessárias para contenção da proliferação do Aedes aegypti e garantir uma melhor mobilização da população neste combate.

Além disso, desde terça-feira (20) é realizada a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. A dose está disponível até sexta (23) em todos 24 postos de saúde do município, das 8h às 16h.

A orientação da administração municipal é que pessoas que apresentem sintomas da doença procurem os equipamentos da Rede de Urgência e Emergência (RUE): Pronto-Socorro Municipal (PS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista e Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: