Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano abre 400 vagas para bolsistas em programa de qualificação



A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abrirá, na próxima segunda-feira (11), as inscrições para o Programa Municipal de Qualificação Profissional e Alfabetização.



Ao todo, são 400 vagas disponíveis e destinadas a munícipes de 18 a 59 anos que estão desempregados há pelo menos um ano. Segundo a administração municipal, das vagas oferecidas, 12 são reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e outras 20 para mulheres vítimas de violência.



O programa oferece atividades práticas e cursos de capacitação, com uma jornada semanal de 30 horas, durante um ano, prazo que pode ser prorrogado por mais um ano. Durante este período, será concedida aos participantes uma bolsa mensal de R$ 1.320 e vale-transporte.



De acordo com a administração municipal, todos os beneficiários estarão sujeitos à avaliação sistemática e controle periódico. É condição para o recebimento do benefício a frequência em pelo menos 95% das atividades.



A iniciativa pretende atingir nove objetivos específicos: capacitar pessoas para ampliar suas possibilidades de emprego; reinserir pessoas no mercado de trabalho por meio de cursos de capacitação; diminuir o desemprego pela qualificação; estimular autoestima; gerar inclusão social; proporcionar o poder de compra; zelar pelo patrimônio público; conscientizar sobre a conservação do patrimônio; e reduzir as diferenças sociais.

Ainda segundo a Prefeitura de Suzano, caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas, a preferência para participação no programa será definida mediante aplicação dos seguintes critérios, pela ordem: menor renda per capita, que é resultado da divisão da renda familiar pelo número de membros da família; mulheres arrimo de família; maior tempo de desemprego; e mais idade.

“Este programa proporcionará oportunidades para que as pessoas possam se recolocar no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional e alfabetização. A partir das atividades que serão oportunizadas, poderemos contribuir com a redução do desemprego e daremos condições para que esses munícipes possam ter um futuro próspero. O trabalho realizado por esses bolsistas trará melhorias ao município”, disse a secretária municipal de Administração, Cintia Lira.

Como participar

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda (11), de forma online através do site da Prefeitura de Suzano. Será possível se inscrever até o dia 20 de dezembro (quarta-feira).

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Suzano? Entre em nosso Grupo no WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: