Categorias
CULTURA

Sesc Mogi das Cruzes divulga programação musical de janeiro; confira



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Com a retomada das atividades culturais em todo o estado, o Sesc Mogi das Cruzes receberá, às quintas e domingos, diferentes shows e apresentações musicais gratuitos à toda a população.


É importante lembrar que, para curtir as atrações, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos duas doses. Além disso, o uso de máscara segue obrigatório.


Confira abaixo a programação musical de janeiro do Sesc Mogi:

  • Embalanço – Sambarock 
  • Dia 06 /01/22, Quinta | das 20h às 21h20| 12 anos| Grátis 

A Banda Embalanço tem mais de 10 anos de carreira e passagem em muitas casas de show e de cultura. Ela apresentará no Sesc Mogi das Cruzes o sambarock do clássico ao contemporâneo, passando por músicas autorais, e promete deixar a plateia muito animada!

  • Lavagem Com Flores e Cheiros do Samba de Roda Nega Duda
  • Dia 09/01/2022, Domingo, das 16h30 às 17h45 | Livre| Grátis 

Conduzido pela cantora e compositora Ducineia Cardoso, mais conhecida como Nega Duda, referência do samba de roda baiano na capital paulista, o cortejo de lavagem com flores e cheiros do Samba de roda Nega Duda vêm para atrair boas energias para o novo ano que se inicia. O Samba de Roda Nega Duda tornou-se importante lócus artístico de um substrato rico da cultura brasileira. Além dos shows, o grupo é comprometido com a cultura baiana do Samba de Roda e com sua luta pela continuidade desse patrimônio histórico e artístico da nossa cultura. Já é reconhecido pela Associação de Sambadores e Sambadoras do Estado da Bahia. 

  • Brenô e Banda 
  • Dia 13/01/22, Quinta | das 20h às 21h20| 12 anos| Grátis 

Brenô é um cantor, violonista e compositor residente em Mogi das Cruzes, e junto com sua banda formada por Kaue Caldas na bateria, Edson Primo na guitarra, Evandro Andrade no Baixo e Vitor Arantes no teclado, traz em seus shows ritmos diversos como MPB, reggae, pop e groove, através de suas músicas autorais e da interpretação de sucessos de grandes cantores. 

  • Papisa 
  • Dia 16/01/22, Domingo| das 16h30 às 17h45 | Livre| Grátis 

Com influências do rock alternativo, indie rock e dream pop, Papisa apresenta um show inspirado na espiritualidade e na energia feminina, numa apresentação ritualística e sensorial. Papisa é Rita Oliva, cantora, compositora e produtora que integrou as bandas Cabana Café e Parati até lançar seu trabalho solo com o EP Papisa (PWR Records, 2016), seguido pelo single Pressão (Freak, 2017), o disco “Fenda” (2019) e o seu irmão “Remixes da Fenda” (2020). Seu som flerta com rock alternativo, indie rock e dream pop sem deixar de ser brasileiro, e é em grande parte produzido por ela mesma, em seu estúdio pessoal. Buscando inspiração na espiritualidade, na energia feminina e na criação de pontes entre o visível e o invisível, os shows têm um caráter ritualístico e sensorial. Papisa já passou por palcos e festivais como Bananada (GO), Festival Picnik (DF), Festival Path (SP), Sesc Santana (SP), Sonora Festival (SP), Festival Contato (SP), SESC Pompeia (SP) e Sesc Bom Retiro (SP), e também foi para fora do país até o cultuado festival SXSW em Austin, Texas (EUA), e a Portugal, onde gravou single e videoclipe. 

Leia também:  Espetáculo de Circo é destaque na programação do Sesc Mogi das Cruzes esta semana

Em seu quinto ano de estrada, Papisa se firmou como um dos mais importantes expoentes da nova música no país. Atualmente, a artista produz músicas inéditas e prepara uma experiência multidimensional para apresentar ao público, dando sequência ao registro que marca sua carreira: potente, amplo e transversal, como ela mesma crê que o tempo e a história são. 

  • Emblues Beer Band 
  • Dia 20/01/22, Quinta | das 20h às 21h20| 12 anos| Grátis 

Em uma mescla de Jazz, Blues, Folk e a música regional Brasileira, o Emblues Beer Band apresenta musicais autorais e versões de clássicos com instrumentos nada convencionais e muito humor. 

  • Tuco Pellegrino 
  • Dia 23/01/22, Domingo | das 16h30 às 17h45| Livre| Grátis 

Cantor, compositor e pesquisador da nova geração do samba, Tuco Pellegrino preocupa-se em divulgar o repertório dos primórdios do samba, das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro, além do repertório de compositores que perpetuaram essa tradição musical. “…é o garoto que vai dando continuidade às coisas da nossa portela.” (Monarco) 

O sambista Tuco Pellegrino, nascido em abril de 1979, sempre teve raízes ligadas à música. Filho de uma talentosa pianista, conviveu desde cedo com notas musicais, harmonias e compassos. Foi ouvindo o 1º álbum da Velha Guarda da Portela, “Passado de Glória” (1970), produzido por Paulinho da Viola, que teve o despertar para a música, o que marcou a sua vida, entre estudos e pesquisas, influenciando definitivamente sua trajetória artística. 

Fundou com amigos o grupo “Passado de Glória”, exclusivamente voltado para cantar antigos sambas de compositores da “Época de Ouro do Rádio” e das tradicionais escolas de samba cariocas, originando, mais tarde, o lendário “Grêmio Recreativo de Tradição e Pesquisa Morro das Pedras”. Foi nesta época que conheceu Cristina Buarque – numa das inúmeras homenagens que o grupo desenvolvia – convidada para celebrar o repertório de sambas do compositor Oswaldo dos Santos, o Alvaiade da Portela. Daí em diante, a amizade com Cristina enriqueceu ainda mais seu repertório e o levou a outro pilar igualmente determinante em sua formação: Hildemar Diniz, o Monarco da Portela, com quem tem compartilhado um vasto universo de sambas de terreiro, muitos deles ainda inéditos, em diversos encontros e apresentações. 

Leia também:  Espetáculo de Circo é destaque na programação do Sesc Mogi das Cruzes esta semana

Tuco já se apresentou no Espaço Cuca (SP), Galeria Olido (SP), Teatro Rival (RJ), teatros do SESC-SP, Teatro Fecap (SP) e Teatro João Ceschiati, no Palácio das Artes (BH), entre outros teatros e casas de shows pelo Brasil. Gravou em 2008 o disco “Cristina Buarque e Terreiro Grande ao vivo”, com o grupo que fundara e seria importante referência para sua geração. O álbum foi finalista do Prêmio TIM de Música do ano, além de render registro no programa “Ensaio” da TV Cultura, de São Paulo. 

Em 2010, gravou ao vivo o álbum “Peso é Peso”, com repertório fruto de profunda pesquisa, inclusive contendo diversas composições inéditas de alguns dos maiores expoentes do samba de todos os tempos, tais como Paulo da Portela, Nelson Cavaquinho e Manacéia. O disco contou com a participação do Monarco , Nelson Sargento e Cristina Buarque e teve grande repercussão , abrindo as portas para que Tuco voltasse ao programa Ensaio, comandado por Fernando Faro, no início de 2014 – desta vez em carreira solo. 

Desde então, além de continuar se apresentando em diversas capitais do Brasil, e conquistar no gogó o público amante da boa música brasileira, Tuco trilhou um caminho que lhe deu fôlego para preparar seu segundo registro, o recém lançado “Na Contramão do Progresso”. Neste álbum, o cantor registra em estúdio somente músicas próprias com compositores de sua geração, além de apresentar o aval e as parcerias firmadas com as lendas do samba Monarco e Waldir 59. 

  • Dona da Rua 
  • Dia 27/01/22, Quinta | das 20h às 21h20| 12 anos| Grátis 

O grupo Dona da Rua é formado por mulheres instrumentistas, cantoras e compositoras, fortalecendo a representatividade da mulher nessa conjuntura. Com versos como “Um samba pra te dar coragem”, “Não sou mulher de arregar” e “Nos vemos nas ruas”, o grupo marca sua personalidade interpretando músicas inseridas no contexto da experiência de mulheres diante de situações de discriminação de gênero, raça e classe social. Composto de sambas originais e outros sambas já consagrados, o repertório do grupo inclui importantes nomes, dentre os quais Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Clara Nunes e Clementina de Jesus. Integram o grupo Lívia Barros (voz), Helô Ferreira (violão 6 e 7 cordas) e Juliana Rodrigues (piano), que estão em processo de produção do primeiro álbum da formação – “Samba-Revolução” – com lançamento previsto para 2022. 

  • DJ Bia Sankofa 
  • Dia 30/01/22, Domingo | das 16h30 às 17h45| Livre| Grátis 
Leia também:  Espetáculo de Circo é destaque na programação do Sesc Mogi das Cruzes esta semana

Residente em Cidade Tiradentes, DJ Bia Sankofa é pesquisadora e profunda conhecedora da black music, apresentando um set composto por influências de matrizes africanas através do Hip- Hop e Afro-Brasilidades. Pesquisadora de músicas africanas como Funaná, Souks, Kizomba, Kuduru, Marrabenta e Afropop. Sua trajetória está ligada com movimento cultural periférico e articulada com outras linguagens artísticas como literatura, teatro, capoeira, Hip Hop e ritmos afro percussivos. 

Participou do projeto de música experimental entre DJ/ Hip Hop e Percussão – DOS TAMBORES AOS TOCA DISCOS, realizado pelo DJ ErryG. Integrou as Co Curadorias regionais do 6° ENCONTRO DE DJS DE HIP HOP DA CIDADE SÃO PAULO em conjunto com DJ Eric Jay e DJ Clevinho idealizado pelo Instituto Cultural Dandara. Discotecou no Lançamento do documentário e do livro em SP “SELVA DE PEDRA – A FORTALEZA NOIADA” de PRETO ZEZÉ – Produtor cultural, educador e ex-coordenador-geral da Central Única das Favelas (CUFA) e no show de abertura da cantora Karol Conka no Projeto Domingo na ZL, organizado pelo SESI-SP em parceria com a Movimentar Produções. 

Apresentou-se como DJ convidada no XII Seminário Prazer em Ler do Instituto C&A em Parceria com Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e da Festa de lançamento do Videoclipe de rap Motoboy, produzida pelo rapper Emicida – Lab Fantasma. DJ residente no Programa InterPRETAção (TV WEB) juntamente com Apresentador e Rapper Panikinho e Fundador da WAPI BRASIL e o SARAU RESISTÊNCIA PRETA organizado pelo Coletivo Força Ativa.

Serviço

  • Sesc Mogi das Cruzes 
  • Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP 
  • Horário de funcionamento
  • De terça a sexta, das 13h às 22h 
  • Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h 
Compartilhe essa notícia: