Categorias
MOGI DAS CRUZES

Sesc Mogi das Cruzes divulga programação do Festival de Aprender; confira



Entre os dias 7 e 16 de julho, as unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo promoverão o FestA! – Festival de Aprender, com mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura, arte digital, marcenaria e costura, entre outras.



Esta é a sexta edição do festival, que reúne atividades voltadas às artes visuais e tecnologias e que buscam celebrar os processos de aprendizado e experimentação.



Um dos eixos temáticos desta edição do FestA! é a valorização do fazer manual e dos exercícios de criatividade como forma ativa de aliviar o estresse e outras pressões do dia a dia, em busca de mais bem-estar e qualidade de vida. Além disso, a produção artesanal e de mestres do saber – principalmente daqueles ligados à temas que dialogam com a diversidade – são foco da pesquisa temática de diversas programações.



O FestA! traz também cursos, oficinas e vivências que convidam as pessoas para a ação prática. As atividades são desenvolvidas em diversas áreas temáticas, entre elas artes gráficas, artesanais e ofícios tradicionais, técnicas construtivas e tridimensionais, audiovisual, imagem e som, têxtil e moda, ciência e tecnologia, cultura geek, HQ e games, teorias e história da arte.



Confira a seguir a programação completa do Festival de Aprender no Sesc Mogi das Cruzes:

Programação do FestA! em Mogi das Cruzes

Ateliê aberto de serigrafia – Cartazes do Divino

Com Lígia do Céu e Guilherme Andrade
De 8 a 16/7, sábados e domingos, das 10h às 17h
Alameda
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Ateliê aberto em que será experimentada a serigrafia aplicada em cartazes históricos da Festa do Divino Espírito Santo, tradição presente em Mogi das Cruzes há mais de 4 séculos. Durante a atividade o público será convidado a imprimir os cartazes e poderá levá-los consigo após sua participação.

Demonstração de construção de instrumento e adereços da Congada

Com Agildo Quilombola, Mestre Silvio e Mestra Laine
De 8 a 16/7, sábados e domingos, das 13h às 17h
Alameda
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Demonstração de construção de instrumentos e adereços usados nas apresentações das congadas, manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras muito presente em Mogi das Cruzes, considerada a região com maior número de Reinados de Congos do estado de São Paulo. Os instrumentos construídos serão as caixas de chama e dobradeira, o taró e o bumbo, e os adereços que serão customizados serão o chapéu e o bastão. Durante a atividade o público poderá acompanhar a confecção e conversar com os artistas e mestres sobre as congadas e os modos de fazer dos grupos.

Faça seu trenzinho de madeira

Com Manufaturando – Fábrica de Ideias
Dias 8 e 9/7, sábado e domingo, das 10h às 12h
Dias 8 e 9/7, sábado e domingo, das 14h às 16h
Espaço de Tecnologias e Artes [ETA]
Livre
Grátis – Distribuição de senhas na portaria 30 minutos antes do início da atividade

O Trem é um meio de transporte de grande importância na formação sociocultural e econômica de Mogi das Cruzes. Nesta oficina de marcenaria, crianças e famílias aprenderão o passo a passo para a construção de um trenzinho de madeira que poderá ser levado para casa.

Conhecendo uma impressora 3D

Com Chico Simões
De 11 a 13/7, terça a quinta, das 15h às 18h
Espaço de Tecnologias e Artes [ETA]
Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Nesta vivência, os participantes irão conhecer como é o funcionamento de uma impressora 3D. O público passante poderá conversar com o educador sobre como o molde é projetado no computador e reproduzido pela impressora, que estará imprimindo ao vivo réplicas de prédios históricos de Mogi das Cruzes e elementos da cultura mogiana.

Voo e filmagem com drone

Com Victor de La Rosa
De 11 a 14/7, terça a sexta, das 19h às 21h
Espaço de Tecnologias e Artes [ETA]

Não recomendado para menores de 18 anos

Neste curso os participantes aprenderão conceitos relativos à pilotagem de drones e terão a oportunidade de pilotar dois tipos diferentes do equipamento, a partir da captação de imagens do Sesc Mogi das Cruzes e arredores. Atividade voltada ao público iniciante.

Demonstração de Ferromodelismo

Ernesto Paparelli e Leonidas Botelho
De 8 a 16/7, sábados e domingos, das 10h às 17h
Galpão
Não recomendado para menores de 10 anos – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Ferromodelismo é um hobby que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário (trens, bondes, automotrizes, cenários etc.) em escala reduzida. O público terá contato com uma maquete que simula equipamentos e espaços da região de Mogi das Cruzes, e poderá conversar sobre colecionismo e construção de miniatura e observar réplicas de composições reais, com pessoas esperando trens e estações de trabalho.
Serão compartilhadas com o público informações sobre materiais e processos para a confecção cenográfica de miniaturas e, também, sobre o funcionamento da estrutura automatizada que faz o trem da maquete andar, que envolve eletrônica, elétrica e programação.

Construindo um M’Boijy voador

com Coletivo Laranja Azul
Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 10h às 12h
Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 14h às 16h
Espaço de Tecnologias e Artes [ETA]
Livre
Grátis – Distribuição de senhas na portaria 30 minutos antes do início da atividade.

Nesta oficina para crianças e famílias, cada participante irá construir uma cobra voadora inspirada na origem do nome de Mogi das Cruzes. “Mogi” é um nome de origem tupi antiga que significa “rio das cobras”, através da junção de moîa, mboîa, “cobra” e ‘y, “rio”, referindo-se ao Tietê, que cruza o município.

Retratos de Mogi – Vivência de fotografia lambe-lambe

Com Cássia Xavier e Gustavo Falqueiro
De 8 a 16/7, sábados e domingos, das 10h às 17h. Exceto dia 15/7
Galpão
Não recomendado para menores de 10 anos – Autoclassificação
Grátis – Sem retirada de ingressos 

Qual é a cara do Sesc Mogi das Cruzes? Nesta vivência de fotografia lambe-lambe, o público será retratado por uma câmera laboratório, equipamento analógico com revelação química em preto e branco datado dos anos 40, e os retratos serão revelados e expostos durante os dias da atividade. A ação terá ainda uma parte expositiva com livros e fotografias originais a fim de contribuir com o resgate histórico da fotografia lambe-lambe.

Feira de Artes Gráficas e Artesanato

Com artistas de Mogi das Cruzes
Curadoria de Swan Prado e Malu Bandeira
De 8 a 16/7, sábados e domingos, das 10h às 17h30
Galpão
Livre
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Nesta feira, o público irá conhecer o trabalho de 12 artistas da cidade de Mogi das Cruzes, sendo 6 em artes gráficas e 6 em artesanato. Os produtos estarão à venda e os artistas presentes conversarão com o público sobre suas formas de criação e difusão artísticas.

Simulador de Voo de Parapente – do Pico do Urubu ao Sesc

com Zaxistools
De 8 a 16/7, sábados e domingos, das 10h às 17h30
Galpão
Não recomendado para menores de 12 anos 
Grátis – Sem retirada de ingressos.

Vivência de game em realidade virtual. Nesse simulador de parapente, o jogador deve controlar seu parapente para completar um circuito no menor tempo possível. O caminho – do Pico do Urubu até o Sesc Mogi das Cruzes – é indicado por portais localizados ao longo do trajeto.

Vários Tietês: postal xilográfico

Com Grave Atelier
De 8 a 16/7, sábados e domingos, das 10h às 17h
Praça de Convivência
Não recomendado para menores de 10 anos
Grátis – Sem retirada de ingressos

Ateliê aberto de gravura em que o público é convidado a experimentar essa técnica artística por meio da feitura e impressão de postais cujas matrizes terão como temática o Rio Tietê em suas mais diversas dinâmicas de atravessamento com o ser, viver e conviver em Mogi das Cruzes.

Deriva – Vídeo instalação

Com Daniel Corbani
Ação inédita, criada exclusivamente para o FestA!
De 7 a 14/7, terças a sextas, das 19h às 21h30
Parede externa do prédio da Loja Sesc/Espaço de Leitura
Livre – Grátis – Sem retirada de ingressos.

“Deriva” é uma vídeo instalação que propõe às pessoas perderem-se na sua própria cidade. Através de um hipervídeo projetado, o espectador pode traçar caminhos e conhecer a história de seis pontos históricos de Mogi das Cruzes que estarão conectados espacial e temporalmente por imagens históricas e atuais.

Furoshiki – Amarração japonesa

Com Midori Hijioka
Dias 15 e 16/7, sábado e domingo, das 14h às 17h
Sala de Oficinas
Não recomendado para menores de 14 anos
Inscrição Antecipadas pelo site

Celebrando a significativa presença de descentes de japoneses em Mogi das Cruzes, a oficina apresenta aspectos históricos, conceituais e práticos do furoshiki, técnica tradicional japonesa de amarração de tecido que possibilita diferentes formas de embalar e transportar objetos. Após a oficina, cada participante poderá levar seu tecido para casa.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: