Categorias
MOGI DAS CRUZES

Sesc Mogi das Cruzes abre inscrições para curso de danças brasileiras



O Sesc Mogi das Cruzes tem como destaque na programação da semana um curso de dança que está com inscrições abertas. ‘No passo das danças brasileiras’ será realizado nos dias 14 (terça) e 15 (quarta), das 18h30 às 20h30.



Nessa oficina de dança, a cultura popular brasileira, tão rica em passos, ritmos e sons corporais, será a base para a experimentação de possibilidades motoras, lúdicas e criativas. Pelos deslocamentos próprios das danças brasileiras, a proposta é vivenciá-las de uma forma diferente. Os participantes serão conduzidos a entender alguns desses ritmos em seus corpos.



Quem ministra a oficina é Alisson Lima. Ele iniciou sua carreira em Recife, aos 14 anos, tendo vivências em danças de matrizes populares e capoeira. Participou do curso de formação em Dança Contemporânea e Clássica no Grupo Experimental. Foi vice-campeão (2010) e campeão (2011) no Concurso de Passista de Frevo de Recife (PE), recebeu prêmio de melhor solo e bailarino no Festival Internacional de Dança Encut (2013). Foi professor na Escola Municipal de Frevo do Recife e, atualmente, ministra aulas de danças populares brasileiras no Instituto Brincante.



A inscrição para a atividade ‘No passo das danças brasileiras’ deve ser realizada antecipadamente, no site do Sesc.



Programação

A programação da semana do Sesc Mogi conta, ainda com música, circo, literatura, artes visuais, oficinas de meio ambiente e atividades para crianças. Todas as atividades são gratuitas e não tem a necessidade de retirada de ingresso antecipada, para algumas ações tem classificação de idade.

Confira abaixo mais detalhes da programação do Sesc de Mogi das Cruzes:

Tecnologia e Artes

Plantão de dúvidas: internet, sistemas e softwares

  • De 7/6 a 26/7, terças, das 17h às 18h30 – Exceto dias 14/6 e 12/7 | De 2/8 a 29/11, terças, das 17h às 18h | ETA | Classificação 12 anos

Espaço para tirar dúvidas sobre o uso de equipamentos como computador, smartphones, tablets e também para uso livre dos notebooks do Espaço de Tecnologias e Artes para navegação em sites, redes sociais, softwares, etc. Com Danilo Medeiros, Educador do Espaço de Tecnologias e Artes (ETA).

Karaokê com fundo infinito: construindo lugares imagináveis

  • Dias 11 e 12, sábado e domingo, das 11h às 12h, das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 | Classificação 16 anos.

O karaokê sempre rende momentos inesquecíveis e divertidos entre amigos e familiares. Deixar a vergonha de lado é nosso primeiro passo. Se somarmos a isso um fundo verde, um pouco de imaginação e um software de computador, temos o nosso Karaokê! Vem aprender com a gente como incrementar as suas festas! Com Danilo Medeiros, educador do ETA.

Artes Visuais

Laboratório Aberto de Artes Visuais

  • Dias 9 e 23, quintas, das 18h às 20h | Dias 16/8, 30/8, 13/9, 27/9, 11/10, 25/10, terças, das 19h às 21h | Sala 1 – Oficinas

A sala de oficinas do Sesc Mogi foi cuidadosamente pensada para abrigar experimentações, oficinas, cursos e vivências das mais diversas técnicas. O Laboratório Aberto é um espaço de troca de conhecimentos e uma oportunidade para o público treinar, desenvolver ou experimentar materiais e técnicas que são ensinadas nos cursos do Sesc Mogi. Com Danilo Medeiros.

Circo

Sob o mesmo teto

  • Dia 10, sexta, das 20h às 21h | Gramado – Galpão

Um professor muito ocupado com sua rotina e suas manias, despretensiosamente, encontra companhia em uma gata atropelada. Ele a salva das ruas, e ela o salva da solidão. Sob o mesmo teto é um espetáculo da Cia Gravitá, com Débora Ishikawa e Alessandro Coelho e direção de Michelli Rebulho. A partir de jogos corporais, cômicos e acrobáticos, os personagens se encontram e criam um laço de amizade que transforma a forma que enxergam a vida.

Literatura

Contos Africanos

  • Dia 11, sábado, das 16h às 17h | Tenda

Unindo narração de histórias, elementos da cultura popular e música, o espetáculo compartilha narrativas africanas com contos que falam sobre a origem do tambor, a canção da criança e história dos griôs, proporcionando uma experiência de afeto e partilha.

Fundado em 1991 na cidade de Poá/SP, o Núcleo Teatral Opereta tem por objetivo estudar, pesquisar e montar textos teatrais. No repertório, estão obras como “Opereta de São Francisco”, “O Auto da Luz”, “Francisco, Canções de um Miserável”, “Palhaços”, “Santa Joana: Título Provisório”, “Opereta Canta Zumbi”, “O Papagaiato” e “Almas Peregrinas”. O Núcleo desenvolve parceria com outros grupos e coletivos, promovendo discussões sobre políticas públicas para as artes e circulação de projetos artísticos.

Cabaças Poéticas: Mediação de Leitura

  • De 11 a 26, sábados e domingos, das 10h às 12h30. De 11 a 26/6, quintas, sábados e domingos, das 14h às 16h30 – Exceto dia 23; Dia 16/6, quinta, das 10h às 12h | Alameda Arborizada

Na alameda arborizada da unidade, educadores do Coletivo Teatral Trupe Trio apresentam uma seleção de livros infantis em um espaço criado para o acolhimento e leitura do acervo do Sesc Mogi, criando pontes entre leitores e livros.

A Cia. Trupe Trio convida crianças e adultos a espalharem com ela pequenas sementes poéticas. Pela medição de livros carregadinhos de histórias afro-brasileiras e indígenas, o grupo partilha ancestralidade, imaginação e sabedoria.

Show

Bioma Musical – Trio Gabiroba

  • Dia 9, quinta, das 20h às 21h20 | Tenda

Bioma Musical, apresentado pelo Trio Gabiroba, tem como proposta sensibilizar o público sobre a problemática ambiental e os sinais de esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta, por meio do resgate de memórias afetivas do ouvinte sobre as experiências vivenciadas em meio a natureza. Para isso, há uma seleção de poetas e cantores que retratam seu encantamento sobre a paisagem, a fauna e a flora, como valores essenciais para a construção imagética do mundo, sua relação com a ancestralidade e a perspectiva de futuro.

Show Morada do Vento de Filpo e a Feira

  • Dia 12, domingo, das 16h às 17h30 | Tenda

O projeto Filpo e a Feira surgiu em 2014 por iniciativa do músico Filpo Ribeiro, dando continuidade à sua pesquisa sobre a rabeca. Atualmente o grupo é formado por Filpo Ribeiro (voz, rabecas, viola dinâmica e marimbau); Marcos Alma (baixo, guitarra, piano Fender Rhodes e coro); Alisson Lima (percussão e coro); e Lipe Torre (percussão e coro).

Nessa apresentação o grupo Filpo e a Feira apresenta o show de lançamento do seu segundo CD, “Morada do Vento”, com repertório deste e do primeiro disco “Contos de Beira D’água”. O trabalho é essencialmente autoral, tendo ainda releituras de canções de domínio público e de artistas consagrados como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Zé Ramalho e Alceu Valença.

Crianças

No quintal do Sesc: Brincadeiras populares

  • De 11 a 26, sábados e domingos, das 10h30 às 12h. Exceto dias 18 e 19 | De 11 a 26, sábados e domingos, das 14h30 às 16h. Exceto dias 18 e 19 | Gramado Pista

Além dos teatros infantis, o Sesc tem várias atividades para garantir a diversão da criançada. Com Caroline de Rienzo e Rui Mauro.

Meio Ambiente

Mosaico dos Saberes

O Cambuci, da semente ao prato

  • Dia 11, sábado, das 11h às 13h | CEA

Esta oficina convida os participantes a conhecerem e experimentarem o cambuci, um fruto nativo da Mata Atlântica e de grande importância ecológica. Os participantes terão contato com o processo de plantio, cuidados e tratos culturais do fruto, a forma correta de coleta e armazenamento. Muito perfumado e de sabor ácido, serão apresentadas algumas receitas para degustação.

A oficina é com Rafael Hussta, produtor rural do Sítio São Francisco. Ele é monitor ambiental apaixonado pela Mata Atlântica. Produtor de frutas nativas, em especial o cambuci, se especializou em seu sabor na gastronomia mostrando toda a versatilidade da fruta com as delícias que podem ser feitas. Pelos sabores, almeja deixar cada vez mais conhecida as frutas nativas, valorizando assim nossa verdadeira cultura.

Minhocário Doméstico em Baldes

  • Dia 11, sábado, das 15h às 17h | CEA

Vamos aprender a montar um minhocário caseiro em baldes e conversar sobre cuidados básicos, o que pode e o que não pode ser destinado, além de outras dicas de destinação de resíduos orgânicos em casa. Cada participante montará seu próprio minhocário. Com Agente de Educação Ambiental.

O Centro de Educação Ambiental recebe visitação espontânea

  • De 7/6 a 30/12, terças a sextas, das 13h às 22h | De 11/6 a 18/12, sábados e domingos, das 9h às 18h | CEA

São João Sustentável

  • Dia 12, domingo, das 14h às 16h | CEA

A atividade coordenada pelo Coletivo Social Bio é voltada para o público infantil e para famílias, ensinando-as sobre a importância da preservação ambiental. Nesta segunda edição da oficina (a primeira foi realizada em 5/06) será realizada a confecção de uma pequena festa de São João apenas com materiais recicláveis com o intuito de estimular a parte artística e criativa da criança com a responsabilidade na preservação ambiental desde sempre.

Bandeirolas, fogueira, folhas para cobrir o chão, pintura, chapéu e laços feitos com materiais tirados da natureza serão produzidos na oficina. Além disso, haverá um show de fantoches, com os personagens Zacarias e Isabel, para explicar às crianças por que devemos cuidar do nosso planeta. Elas que irão enfeitar a festa.

Serviço

  • Sesc Mogi das Cruzes
  • Endereço: Rua Rogerio Tácola, 118, Bairro do Socorro, Mogi das Cruzes, SP
  • Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 13h às 22h ; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)