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Possuir uma pontuação baixa no score é um fator que impede a contratação de diversos serviços de crédito, como empréstimo, cartão de crédito e financiamento. Existem algumas empresas que definem essa pontuação, também conhecidas no mercado como birôs de crédito, como é o caso do Serasa.
É por meio do score que as instituições financeiras checam a capacidade de uma determinada pessoa pagar suas contas em dia. Ou seja, quando um score aumenta, crescem também as chances de conquistar a aprovação do crédito.
Podendo variar de 0 a 1.000, o score é calculado de acordo com o comportamento financeiro e histórico de pagamentos do consumidor. Quanto mais perto de 1.000, mais próximo o consumidor está de ter seu pedido de empréstimo ou financiamento aprovado.
Vale lembrar, porém, que o score não é fator determinante: pessoas com pontuação mais baixa também podem conseguir linhas de crédito, uma vez que nem todas as instituições necessariamente se baseiam somente nesse quesito.
A consulta do score é disponibilizada gratuitamente pelo Serasa, por meio de sua página na internet. Quem quiser consultar a pontuação deve acessar o site, clicar em “Consultar Score”, informar o CPF e, se for o primeiro acesso, realizar um cadastro rápido.
Como aumentar o score
Para aumentar o score, é necessário seguir algumas dicas que farão os bancos e instituições entender que você tem capacidade para pagar as parcelas de um empréstimo ou cartão de crédito.
Confira abaixo dicas do Serasa para melhorar seu score:
Nome Limpo: Se você estiver negativado, com dívidas e pagamentos em atrasos, a primeira coisa a fazer é tentar a renegociação com as empresas ou credores. Com o nome “sujo”, a tendência é perder pontos no seu score.
Cadastro Positivo: Uma boa ferramenta para ajudar a aumentar a sua pontuação no score do Serasa é o Cadastro Positivo. Ele reúne como tem sido os seus pagamentos relacionados à contratação de crédito, como empréstimos, financiamentos e crediários. Entre os critérios avaliados, estão o comportamento e a pontualidade de pagamento do consumidor.
Regularidade no pagamento: Um ou dois dias de atraso na hora de pagar uma conta pode afetar diretamente o seu score e seu histórico de bom pagador. Portanto, organize-se com os boletos de contas mensais, como água, luz e internet. Tudo que estiver vinculado ao seu CPF interfere na sua pontuação. Para quem acaba se confundindo com o vencimento de contas em dias diferentes, uma boa saída é colocá-las no débito automático, assim, a chance de esquecimento diminui.
Contas em seu nome: Suas contas de celular, luz, gás ou internet estão no nome de terceiros, como pais, irmãos (ãs) ou parceiros (as)? Isso pode estar influenciando sua pontuação. É importante que você seja visto como pagador. Portanto, faça um balanço familiar e tente colocar mais contas vinculadas ao seu CPF.
Dados atualizados: O próprio Serasa já cansou de divulgar que é muito importante para o score que todos os seus dados estejam corretos no sistema. Portanto, não deixe de atualizar os campos de endereço, e-mail e telefone.
Tenha paciência: Caso você esteja solicitando um cartão de crédito com frequência ou pedindo que a instituição financeira aumente o seu limite constantemente, isso pode ser visto como fraude e pode prejudicar sua situação. Tente aguardar pelo menos 30 dias antes de fazer uma nova solicitação do tipo.