A aprovação de um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento depende de uma série de fatores, entretanto, um dos mais importantes está na pontuação do score do consumidor.
O Serasa Score é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica quais as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses.
Quanto maior a pontuação do score do consumidor, maior é o indicador ao mercado de que o cliente tem condições de pagar suas contas em dia. Desta forma, a chance de conseguir crédito é maior.
Faixas de score
- Excelente: 701 – 1000
- Bom: 501 – 700
- Baixo: 301 – 500
- Muito baixo: 0 – 300
Como consultar o score de graça
A consulta da situação do CPF pode ser realizada gratuitamente pelo site ou aplicativo da Serasa. Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Serasa Limpa Nome, clique em “Consultar Dívidas Grátis” e digite seu CPF;
- Se for seu primeiro acesso, será preciso preencher um cadastro, onde serão solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha;
- Feito isso, será necessário realizar a verificação. Você tem duas opções para receber o código de autenticação: por SMS ou e-mail. Escolha uma e confirme;
- Digite o código recebido e toque em “Confirmar código”. Pronto! Aparecerá na tela as informações sobre o seu CPF
Para fazer a consulta pelo aplicativo, basta fazer o download do Serasa Consumidor, disponível no Google Play e App Store.
Como melhorar o score
- Limpe seu nome: O primeiro e mais importante passo para melhorar seu Score é pagar tudo que você tem pendente. É possível negociar suas dívidas pelo Serasa Limpa Nome, onde você encontra ofertas com até 90% de desconto, ou diretamente com a empresa que lhe negativou.
- Atualize seus dados na Serasa: Matenha seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.
- Seja pontual: Pague suas contas em dia. Se preferir, coloque-as em débito automático, uma forma prática de manter a pontualidade nos pagamentos. Se não tiver contas em seu CPF, analise a possibilidade de ter uma conta de luz, de água ou até mesmo de cartão de crédito (mesmo que não tenha tanto limite) em seu nome. Isso porque essas informações são contabilizadas pelo seu Cadastro Positivo.
- Peça crédito de forma consciente: Quando muitas consultas por empresas são feitas em seu nome, isso pode caracterizar uma busca descontrolada por crédito. Ao solicitar crédito, seu Score pode oscilar, mas é apenas por um momento. Em pouco tempo a pontuação será restabelecida. Ainda assim, quanto menos pedido de crédito você fizer, menor será o impacto.
- Mantenha seu Cadastro Positivo ativo: O Cadastro Positivo mostra seu relacionamento com as empresas nos últimos 12 meses. Assim, quanto mais longo seu relacionamento, mais relevantes se tornam essas informações. Pagar as contas em dia, pagar o valor integral das faturas, tudo isso pode somar alguns pontos.
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