Categorias
MOGI DAS CRUZES

Secretário de saúde de SP promete plano para reduzir filas de consultas e exames em Mogi



Em reunião realizada com o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, e o secretário municipal de saúde, Francisco Bezerra, na tarde desta terça-feira (19), na capital, o secretário estadual de saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, se comprometeu a vir a Mogi das Cruzes, junto com sua equipe técnica, para apresentar um planejamento estratégico com o objetivo de reduzir o tempo de espera para a realização de consultas e exames de especialidades no município.



O prefeito Marcus Melo disse ao secretário estadual que o volume de consultas e exames ofertados atualmente no município está muito abaixo da demanda. “Temos o AME – Ambulatório Municipal de Especialidades com capacidade para ampliar o atendimento, o Hospital Luzia de Pinho Melo e a Prefeitura, que possui espaços que podem ser utilizados de forma estratégica. O que precisamos é encontrar uma forma de atender a população que espera por esses procedimentos”, disse Melo.



Já o secretário municipal Francisco Bezerra citou alguns exames e procedimentos que merecem uma atenção especial e providências mais urgentes: “Temos uma grande demanda exames como ultrassonografia e endoscopia. Também temos uma fila de pacientes aptos para realizar cirurgia de catarata e outros que aguardam pela avaliação de Oftalmologia”.



“De imediato podemos planejar uma nova edição da Carreta da Mamografia em Mogi das Cruzes, o que deverá colaborar para zerar a fila para esse tipo de procedimento”, afirmou Germann, completando em seguida: “mas vamos nos reunir novamente em dezembro para darmos um retorno de outras medidas que podem ser tomadas para ampliarmos a oferta”.



Também participaram do encontro técnicos de setores estratégicos da Secretaria Estadual da Saúde, como sistema CROSS e os programas Carreta da Mamografia e Corujão, além dos vereadores mogianos Cláudio Miyake e Fernanda Moreno.

Saúde pública

Na Saúde, as responsabilidades são divididas entre as esferas governamentais. O município é responsável pelos atendimentos de Rede Básica, entre quais estão as consultas de clínica médica, pediatria e ginecologia, além de exames laboratoriais, entre outros procedimentos de baixa complexidade. Já o Governo do Estado é responsável por demandas mais complexas, como consultas com especialistas e exames de média e alta complexidade.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *