Categorias
MOGI DAS CRUZES

Secretaria de Saúde de Mogi realiza nova série de testes rápidos da Covid-19



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes deve completar até o final desta semana a coleta de materiais para a retestagem dos testes rápidos realizados em 1 mil mogianos para estudo do comportamento do novo coronavírus na cidade. A primeira amostragem foi realizada entre os dias 20 e 26 de abril e, na ocasião, 2,5% testaram positivo.



A segunda etapa do estudo consiste na testagem dos mesmos 1 mil pacientes cadastrados na primeira amostragem e também a coleta de algumas informações importantes para a pesquisa, como eventuais surgimento de sintomas. De acordo com a Prefeitura de Mogi, até a tarde desta segunda (18), pouco mais de 50% do trabalho já havia sido executado.



“Já temos alguns números parciais, mas só iremos divulgar o estudo completo, como fizemos da primeira vez, porque o trabalho é distribuído por bairros. Com esse estudo, certamente teremos uma boa noção de como está a disseminação do vírus em nossa cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.



O estudo randomizado, ou seja, com pessoas escolhidas aleatoriamente por regiões, serve para nortear as políticas públicas de atendimento e combate à doença no município. Os testes são aplicados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde em todas as regiões de Mogi das Cruzes, obedecendo a proporção populacional de cada região.



Mogi das Cruzes já registrou 582 casos de mogianos infectados pelo novo coronavírus, dentre os quais, 297 já se recuperaram e 46, infelizmente, vieram a óbito. Há, ainda, 315 casos aguardando resultados, 1.450 descartados e 204 dispensados de coleta.

Em caso de sintomas, é possível fazer uma consulta com profissionais de saúde pelo telefone 4798-5160.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP