Categorias
MOGI DAS CRUZES

Secretaria de Saúde de Mogi realiza ações para tentar agilizar atendimento no Pró-Criança



A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes informou que está implementando novas ações com o objetivo de agilizar o atendimento no Pró-Criança em função do aumento da demanda registrado nas últimas semanas. Longas filas de espera têm se formado na unidade de saúde, que chegou a instalar uma tenda para as pessoas aguardarem do lado de fora.



Segundo a pasta, assim como demais Pronto Atendimentos, o Pró-Criança trabalha com a classificação de risco, ou seja, um profissional avalia a situação do paciente e o classifica de acordo com o risco de agravamento dos sintomas ou do quadro geral. Os casos mais graves são priorizados e os mais leves acabam esperando mais tempo para o atendimento.



A partir de segunda-feira (11), os pacientes que identificarem casos leves podem ligar no SIS 160 e solicitar uma vaga de pediatria para o mesmo dia ou dia seguinte, conforme a disponibilidade, informou a secretaria, acrescentando que, atualmente, pelo menos seis Postos de Saúde apresentam baixa demanda e vagas disponíveis para atendimento imediato em pediatra: Botujuru, Jardim Camila, Sabaúna, Vila Natal, Vila Nova Aparecida e Vila Suíssa



“Temos verificado que muitas crianças chegam ao Pronto Atendimento, mas não são casos de urgência e emergência. Ou seja, poderiam estar sendo acompanhadas pelo médico da unidade de Saúde com muito mais tranquilidade”, disse a enfermeira Gisele Menichelli, responsável técnica do Pró-Criança. 



Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na triagem do Pró-Criança, a equipe técnica também passará a informar essa opção para os pais ou responsáveis que tiverem interesse em buscar uma consulta pediátrica para casos leves, como resfriados comuns, coriza ou tosse há várias semanas. 

Dados da administração municipal indicam que, somente no mês de março, o Pró-Criança atendeu 11.425 crianças, superando a demanda de dezembro (10.750 atendimentos), quando o município vivenciou surtos de gripe, Covid-19 e outras queixas respiratórias. Em abril, somente nos primeiros sete dias, mais de 2,5 mil crianças já passaram pela unidade, segundo a Prefeitura.

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: