Categorias
MOGI DAS CRUZES

Secretaria de Cultura de Mogi mudará de endereço com objetivo de economizar

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes está mudando de endereço. Dentro dos próximos dias, a sede da pasta deixa o prédio da rua Coronel Souza Franco e passa a operar no Casarão do Carmo, também na área central.


De acordo com a administração municipal, a mudança foi planejada com o intuito de economizar, tendo em vista que o local até então utilizado era alugado e o casarão é de propriedade da Prefeitura. O prédio locado será entregue até o dia 11 de abril, portanto esse é o prazo para que a Pasta esteja devidamente realocada.

Leia também:  Secretário de segurança de Mogi recebe donos de bares para orientar sobre a Lei do Silêncio

Além da mudança da sede, a Secretaria também está deixando de locar o prédio do Museu Guiomar Pinheiro Franco. Tanto o prédio como o acervo são de propriedade da família Pinheiro Franco.


A decisão faz parte de uma estratégia da Prefeitura de Mogi das Cruzes que visa remanejar recursos para ações de apoio aos profissionais da arte e cultura, levando em consideração a situação pandêmica e o natural impacto que isso gerou em toda a categoria.


Segundo a administração municipal, só com essas duas medidas, serão mais de R$ 15 mil mensais (aproximadamente R$ 180 mil/ano) economizados e redirecionados a iniciativas de fomento e apoio à classe artística.

Leia também:  Mutirão de limpeza pública vai atender cemitérios de Mogi das Cruzes neste sábado

As iniciativas estão em fase de tramitação interna, porém envolvem auxílio emergencial, com contratação direta e também seleção de profissionais e projetos, mediante editais de premiação e de criação e circulação de arte e cultura. A ideia, de acordo com a Prefeitura, é contemplar artistas de segmentos diversos, territórios e espaços culturais e também o Congado mogiano.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Kelen Chacon, disse que a medida foi pensada em razão da necessidade de apoiar os muitos artistas que enfrentam dificuldades. “Sabemos que os artistas precisam de mais suporte, dado o prolongamento da pandemia e a inviabilização da realização de eventos culturais nos moldes tradicionais. O que identificamos como uma das alternativas, logo, foi redirecionar recursos até então aplicados no pagamento de alugueis, para que a Secretaria tenha fôlego e capacidade de promover novas ações de apoio”.  

Leia também:  Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza ações de prevenção à dengue nos bairros

Mesmo em novo endereço, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo segue com o atendimento presencial suspenso, em função do agravamento da pandemia. Quem precisar entrar em contato com a Secretaria deve enviar e-mail para o [email protected] ou então mensagem para o Whatsapp (11) 96567-0933.

Compartilhe essa notícia: