Categorias
CULTURA

Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes realiza a Semana do Patrimônio entre 14 e 19 de agosto



A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes realizará, entre os dias 14 e 19 de agosto, a Semana do Patrimônio, iniciativa que tem como objetivo dar mais visibilidade ao patrimônio histórico e cultura da cidade.



Com o tema ‘Diversidade, História e Futuro do Patrimônio Cultural em Mogi das Cruzes’, o evento acontecerá em diversos espaços públicos, abordando desde edificações históricas da região central à arquitetura dos bairros mais distantes, aos bens arqueológicos e museológicos, passando pela música, pela literatura e por manifestações culturais, incluindo as congadas, o Carnaval, as tradições rurais e as artes urbanas.



A programação, que foi preparada por especialistas da pasta e por convidados, permitirá que os participantes conheçam mais sobre a atuação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico (Comphap). A ação também contará com uma Noite de Mistérios, com a apresentação do Quarteto da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi, no dia 17 (quinta-feira), quando é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.



Além disso, a programação tem atividades como visitação às pinturas murais das Igrejas do Carmo e oficinas de implantação de programas de manutenção predial e de montagem de exposições acessíveis. Os participantes também vão aprender a preparar o rosa-sol, licor típico da Festa do Divino



A Semana terá, ainda, um encontro que reunirá representantes do setor público e privado e da sociedade civil para debater estratégias de sustentabilidade e cultura como vetores de desenvolvimento social e econômico.

Em Cezar de Souza, acontecerá uma atividade prática com os moradores, a respeito do reconhecimento e valorização do patrimônio local, além de um roteiro do patrimônio, com expedição fotográfica pelo Centro Histórico e orientações sobre como produzir melhores imagens utilizando o celular.

“Questões relacionadas à inclusão e pertencimento sociocultural serão abordadas em um conjunto de debates, oficinas e visitas a monumentos, igrejas e outros lugares de interesse histórico e cultural. É uma oportunidade para moradores e visitantes conhecerem a diversidade histórica e cultural de Mogi das Cruzes e para, juntos, pensarmos sobre as estratégias mais adequadas para que os legados de Mogi sejam marcos de qualidade de vida e redução de desigualdades”, disse a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br,ou presencialmente na sede da Pasta, que fica na rua Senador Dantas, 326, 3º andar, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: