Categorias
MOGI DAS CRUZES

Saúde de Mogi retoma procedimentos do Programa de Planejamento Familiar



Com o avanço da imunização e queda nos números de casos, óbitos e internações pela Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes está retomando diversas ações e serviços. O Programa de Planejamento Familiar, por exemplo, iniciou a inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), pequeno dispositivo contraceptivo colocado no útero da mulher para prevenir a gravidez. 



Segundo a administração municipal, no último sábado (18), foram atendidas 20 pacientes que já aguardavam pelo procedimento munidas de exames e preparativos necessários. Até o final de novembro, a previsão é atender cerca de 200 mulheres, sendo que todas fazem parte de uma fila já existente. Para novos atendimentos, as interessadas devem procurar a unidade de saúde próxima de sua residência. 



A inserção do DIU é um método reversível e de longa duração que vinha sendo difundido na Rede Básica de Saúde de Mogi das Cruzes antes da pandemia, quando foi promovida uma capacitação para aprimorar e ampliar a técnica junto aos médicos da Estratégia Saúde da Família.  



O procedimento faz parte das atividades e serviços ofertados pelo Programa de Planejamento Familiar, que reúne um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também a prevenir gravidez não planejada. O DIU é um dos métodos de maior aceitação pelas mulheres em decorrência do risco-benefício comparado a outros métodos.



O Planejamento Familiar é uma forma de assegurar que as pessoas tenham acesso à informação, a métodos de contracepção eficazes e serviços de saúde que contribuam para a vivência da sexualidade de forma saudável. 

O atendimento inicial do Planejamento Familiar é feito nas Unidades Básicas de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família com orientação sobre métodos contraceptivos de barreira – preservativo e medicamentoso – anticoncepcional oral e injetável. O Pró-Mulher e a UBS Alto Ipiranga são referências para colocação de DIUs e encaminhamentos para realização de métodos definitivos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: