Categorias
BRASIL

Saque FGTS 2022: veja como consultar o saldo do fundo de garantia



No próximo dia 20 de abril, o governo federal dá início à liberação extraordinária do Saque FGTS 2022 (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), medida que faz parte de um pacote que tem como intuito estimular a economia do país.



Além de liberar o saque extraordinário do FGTS, o pacote inclui a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS e outras medidas para os trabalhadores, como microcrédito para empreendedores e liberação de consignado para quem recebe Auxílio Brasil ou BPC (Benefício de Prestação Continuada).



A Caixa Econômica Federal vai liberar até R$ 1.000 do fundo de garantia de forma gradativa, mediante um calendário que vai até o dia 15 de junho – confira o calendário mais abaixo. O dinheiro ficará disponível até 15 de dezembro, quando voltará para a conta vinculada do FGTS.



Para receber o valor total, entretanto, é preciso possuir saldo suficiente nas contas do FGTS. Caso contrário, o trabalhador poderá retirar somente o valor disponível. Confira abaixo como realizar a consulta.



Como consultar o saldo do FGTS

A consulta ao saldo do Fundo de Garantia pode ser feita somente no aplicativo FGTS, disponível na Google Play (Android) e App Store (IOS). Correntistas da Caixa Econômica Federal também conseguem ter acesso à informação por meio do site do banco.

Confira abaixo o passo a passo para consultar o saldo do FGTS pelo app:

  1. Abra o aplicativo e clique em Entrar
  2. Aparecerá a frase FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar sessão; vá em Continuar
  3. Informe seu CPF, vá em Não sou um robô, selecione as imagens pedidas e vá em Verificar; em seguida, clique em Próximo
  4. Digite sua senha e vá em Entrar (caso não se lembre, clique em Recuperar senha)
  5. O sistema pedirá para você cadastrar uma conta bancária, caso não queira fazer isso, vá em Voltar para a tela inicial
  6. Na tela inicial, aparecerão as informações relativas às empresas que trabalhou
  7. O saldo de valores da empresa atual ou da última empresa na qual trabalhou aparece no topo da tela; é a primeira; clique sobre ela para ver as movimentações
  8. Para guardar os dados, clique em Gerar extrato PDF e salve em seu celular
  9. Para ver todas as empresas nas quais trabalhou, vá em Ver todas as suas contas
  10. O último depósito bancário estará informado na tela inicial, no quadro cinza

O pagamento ocorrerá por meio do aplicativo Caixa Tem, usado para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas nos últimos anos. O dinheiro será depositado numa conta poupança digital, podendo ser transferido posteriormente para uma conta-corrente por meio do celular.

A Caixa informou que quem antecipou o saque aniversário do FGTS e ficou com o valor bloqueado na conta não poderá retirar o valor. Isso porque a nova rodada de saques só poderá ser feita para contas com recursos liberados.

Segundo o governo federal, o Saque FGTS 2022 beneficiará 42 milhões de pessoas e deverá injetar R$ 30 bilhões na economia caso todos os trabalhadores retirem o dinheiro.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: