Categorias
BRASIL

Saque extraordinário do FGTS e saque do PIS Pasep 2022 ainda podem ser realizados



Muitos trabalhadores não sabem, mas podem ter um “dinheiro esquecido” para retirar e complementar a renda deste mês de julho. Trata-se do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do saque do PIS Pasep 2022.



Em ambos os casos, o calendário de liberações já foi concluído, no entanto, os saque poderão ser realizados até dezembro. Confira a seguir mais detalhes sobre cada um deles e saiba como consultar se tem direito.



Saque extraordinário do FGTS

O saque extraordinário do FGTS está disponível até 15 de dezembro de 2022. Por meio dele, é possível retirar até R$ 1.000 das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia, desde que o trabalhador possua saldo disponível.



Os valores foram creditados automaticamente na conta poupança digital e podem ser acessados através do aplicativo Caixa Tem.



Cerca de 42 milhões de trabalhadores brasileiros têm direito ao saque extraordinário do FGTS. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, se os recursos não forem utilizados até o fim do prazo, retornarão à conta do fundo com valor corrigido.

O trabalhador que quiser buscar mais informações pode entrar em contato com os canais oficiais da Caixa, pelo telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou o 0800 104-0104 para as outras regiões. Há também a opção de acessar o aplicativo FGTS e ir ao menu Saque Extraordinário.

Saque do PIS Pasep 2022

O saque do PIS Pasep está disponível até 29 de dezembro de 2022. Por meio dele é possível receber até R$ 1.212. Para ter acesso ao valor integral, no entanto, é preciso ter trabalhado por 12 meses em 2020 (ano-base do abono salarial). Quem trabalhou menos meses, recebeu o valor proporcional.

Tem direito ao abono salarial o trabalhador inscrito no PIS Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Confira a seguir as opções disponíveis para consultar se tem direito ao PIS Pasep:

  • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, vá na opção Benefício e clique em Abono PIS Pasep
  • Através do e-mail trabalho.uf@economia.gov.br trocando a sigla “uf” antes da arroba pela sigla no seu estado. Por exemplo, caso você esteja na Bahia, o e-mail seria trabalho.ba@economia.gov.br
  • Entrando em contato com a central do trabalhador, pelo número 158. Lembre-se que nessa chamada serão requisitados seus dados pessoais.

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: