Categorias
BRASIL

Saque do PIS 2020/2021 termina na próxima quarta; veja se você tem direito



Chega ao fim na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, o prazo para saque do abono salarial PIS Pasep 2020 / 2021 (ano-base 2019), que terminou de ser pago em fevereiro em 2021. De acordo com a Caixa Econômica Federal, ao todo, foram liberados R$ 17 bilhões a 22,2 milhões de trabalhadores, no entanto, muitos deles ainda não sacaram o benefício.



Correntistas da Caixa receberam o dinheiro diretamente na conta corrente informada. Já quem não é cliente do banco teve aberta uma conta poupança digital, a mesma usada para pagar o auxílio emergencial.



As poupanças digitais podem ser consultadas e movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), boletos bancários, compras com cartão de débito virtual pela internet e compras com código QR (versão avançada do código de barras) em estabelecimentos parceiros. O aplicativo Caixa Tem está disponível para Android e iOS.



Quem não efetuar o saque até 30 de junho precisará aguardar o início do próximo ciclo de pagamentos para ter acesso ao abono salarial.



“Eu tenho direito ao PIS?”

Tem direito ao PIS quem, no ano-base, ganhou até dois salários-mínimos, em média, por mês. Também é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.

O abono salarial pode chegar a R$ 1.100. Para receber o valor total, entretanto, é preciso ter trabalhado o ano de 2019 todo. Quem trabalhou somente por alguns meses, recebe o valor proporcional

Pasep

Para servidores públicos inscritos no Pasep, os recursos são pagos pelo Banco do Brasil e ficam disponíveis para saque por cinco anos, contados do encerramento do exercício, de acordo com decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Os abonos não sacados são transferidos automaticamente para o próximo exercício, sem necessidade de solicitação do trabalhador.

Os servidores podem efetuar a consulta no site do Banco do Brasil, na Central de Atendimento do BB, ou entrar em contato pelos telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: