Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, anunciou, por meio de suas redes sociais, que a Santa Casa de Misericórdia voltou atrás e decidiu não renovar o contrato do convênio do Pronto-Socorro com a administração municipal.
“Nós fomos comunicados, via ofício, que as atividades do Pronto-Socorro serão encerrados na próxima 0h do dia 27 [de novembro]. A Santa Casa pediu um aumento – mais um aumento – de 38,46% para prorrogar o convênio”, disse Caio Cunha.
Segundo ele, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, neste mandato, já aumentou o valor do convênio da Santa Casa em aproximadamente 125%, passando de R$ 980 mil para mais de R$ 2,2 milhões. “Hoje, o Pronto Socorro da Santa Casa é superavitário, ou seja, sempre sobra recursos. Então não dá para entender o que a Santa Casa quer”, afirmou o prefeito, acrescentando em seguida: “Eu, de verdade, não quero acreditar que isso seja uma movimentação política, por conta de um ano eleitoral, até porque, mais que dinheiro público, a gente está falando de vidas”.
Ainda de acordo com Caio Cunha, a administração municipal está buscando uma alternativa para disponibilizar os serviços de Pronto-Socorro na cidade. “Todas as nossas equipes já estão trabalhando para entregar uma melhor solução para que o mogiano e a mogiana não sejam prejudicados”, disse.
A Santa Casa de Mogi das Cruzes ainda não se pronunciou sobre o assunto e o espaço segue aberto para possíveis manifestações.
Renovação
Após divulgar, em outubro, que não tinha mais interesse em renovar o convênio do Pronto-Socorro, alegando falta de condições estruturais e operacionais, no primeiro dia de novembro a Santa Casa de Mogi chegou a informar que estenderia o contrato por mais seis meses. O anúncio se deu depois de diversas tratativas e de uma reunião com o secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva, na qual o prefeito Caio Cunha também esteve presente.
“Após amplo debate ficou pactuado o alinhamento do diálogo entre Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Município e Santa Casa para construção de uma solução única para as demandas represadas da Saúde de Mogi, lotação do PS da Santa Casa e, também, uma segunda prorrogação do contrato do Pronto Socorro da Santa Casa por mais 180 dias, a pedido do Dr. Eleuses Paiva”, informou a entidade na ocasião.
Foto: Reprodução/Instagram/Santa Casa de Mogi das Cruzes
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.