Categorias
BRASIL

Saldo do FGTS pode ser usado para contratação de empréstimo; saiba como



Sabia que é possível utilizar o valor do fundo de garantia para contratar um empréstimo? Nesta linha de crédito, as instituições financeiras utilizam o saque-aniversário do FGTS como garantia do pagamento. A opção está disponível para pessoas ou trabalhadores que possuam um fundo inativo do FGTS.



O FGTS é um fundo onde a empresa deposita mensalmente 8% do salário dos trabalhadores em contas individuais, sendo que o trabalhador pode utilizar o valor em caso de doenças graves, ou demissão por justa causa, por exemplo.



Na modalidade de empréstimo com utilização do saldo do FGTS, o trabalhador consegue antecipar os valores do saque aniversário, podendo, assim, receber até cinco parcelas de seu FGTS de uma única vez. Como as instituições financeiras têm a garantia do pagamento, o crédito costuma ser facilmente aprovado.



Para que o cidadão consiga utilizar o FGTS para efetuar um empréstimo, precisa ter aderido à modalidade saque-aniversário, que possibilita que o trabalhador saque um valor proporcional do valor total do FGTS, uma vez por ano, no mês de aniversário de cada cidadão. Vale ressaltar, entretanto, que em caso de demissão por justa causa, o trabalhador que optou pela utilização do saque-aniversário não poderá sacar o valor integral do FGTS durante 24 meses.



Para realizar a antecipação do saque aniversário é necessário que o trabalhador procure uma instituição financeira de sua escolha. Uma das Instituições que realizam esse processo é o Banco do Brasil.

Para contratar essa modalidade através do BB é preciso acessar o app FGTS ou o site do FGTS na Caixa Econômica Federal e autorizar o banco a realizar a consulta do FGTS. Consulte o valor previsto e o ano de cada parcela de Saque Aniversário que deseja antecipar e acesse no App BB a sua conta. Depois clique em Menu principal, Empréstimos, Antecipe seus créditos e CDC FGTS Saque Aniversário.

Para cada parcela do Saque Aniversário que você quiser antecipar, repita os seguintes passos:

  1. Informe o valor da parcela que você deseja antecipar e selecione o ano de vencimento correspondente.
  2. Confirme o valor a adiantar, entre R$1.000,00 e o máximo calculado, confira as condições e confirme a proposta
  3. Aguarde a confirmação da proposta

Será realizado o bloqueio do saldo vinculado à parcela antecipada do Saque Aniversário na sua conta FGTS e o valor do empréstimo será liberado na sua conta corrente. Caso não seja possível realizar o bloqueio na conta FGTS, a proposta de empréstimo será recusada.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: