Categorias
ALTO TIETÊ

Saiba o que muda com o avanço do Alto Tietê para a fase verde da quarentena



Com o avanço para a fase verde do Plano SP, anunciado pelo governador João Doria nesta sexta-feira (9), a região do Alto Tietê terá maior flexibilização nos setores que estão em atividade, com destaque para comércio e serviços, agora com liberação para 12 horas de funcionamento e capacidade de atendimento ampliada para 60%. As mudanças estão autorizadas pelo Governo de São Paulo a partir deste sábado (10), no entanto, ainda dependem da publicação dos decretos municipais.



A fase verde também permite maior flexibilização nas atividades culturais, convenções e eventos sociais, de negócios e culturais. Além da capacidade de 60%, também estará liberado o público em pé, desde que respeitado o distanciamento e os protocolos estabelecidos.



“Cada cidade está estabelecendo os seus protocolos e tem autonomia para definir a liberação desses eventos, tanto na esfera privada como nos equipamentos públicos”, disse o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) e prefeito de Guararema, Adriano Leite.



Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas.



Queda de casos e óbitos

Na opinião da direção do Condemat, o avanço para a fase verde atende a expectativa dos gestores do Alto Tietê, já que a região tem reduzido os indicadores de casos e óbitos de Covid-19, o que possibilita um maior controle da pandemia.

“Há um esforço de todos no enfrentamento da doença e os indicadores estão em curva decrescente há algumas semanas, o que dá margem para que mais alguns passos sejam dados em direção à normalidade. É importante reconhecer que existe um maior controle da pandemia, mas o vírus continua em circulação, o que faz necessário a manutenção de todos os cuidados preventivos e ainda algumas restrições”, disse Adriano leite.

A região tem registrado uma redução significativa nas internações e óbitos por coronavírus (Covid-19). Nos últimos 14 dias, as internações ficaram no patamar de 17,8 para 100 mil habitantes e os óbitos em 4,5 para 100 mil pessoas. No período anterior, a proporção era de 20,2 para as internações e de 9,4 para os óbitos.

Mudanças no Plano SP

Na atualização apresentada nesta sexta, o Governo do Estado anunciou novas mudanças no Plano SP, entre elas, a reintegração das seis sub-regiões de saúde da Grande São Paulo. Com isso, o Alto Tietê (sub-região Leste) voltou a ser classificado junto à Região Metropolitana. A evolução da pandemia também passou a considerar o total de novos casos, internações e óbito dos últimos 28 dias e os 28 dias anteriores. Com base nesses novos parâmetros, a Grande SP apresenta uma variação de 0,67 em novos casos; de 0,78 de internações; e de 0,76 em óbitos. Na proporção por 100 mil habitantes,  as internações estão em 38,9 e os óbitos em 4,4.

“A separação de São Paulo e outras regiões foi importante no auge da pandemia porque as redes de saúde apresentam muitas diferenças. Agora, na fase de flexibilização, é importante que a Grande São Paulo tenha uma uniformidade porque as sub-regiões são grudadas e as pessoas circulam entre elas. Agora é  fundamental que todas as sub-regiões mantenham os esforços para afastar o risco de retroceder de fase”, concluiu o presidente do Condemat.

Economia

A direção da ACMC (Associação Comercial de Mogi das Cruzes) considerou o avanço do Alto Tietê para a fase verde uma conquista importante para o processo de retomada da economia, já que o horário de funcionamento dos comércios e serviços volta ao normal e agora está permitido o atendimento de um número maior de pessoas.

“Há um aquecimento dos negócios desde o início da flexibilização e a expectativa é de que isso se consolide com o comércio voltando ao seu horário normal de funcionamento, o que permite que mais pessoas tenham acesso aos estabelecimentos. Essa ampliação também exigirá mudança nas escalas e mais pessoas trabalhando, o que é positivo para gerar oportunidades de contratações e girar a economia local”, diz o presidente da ACMC, Marco Zatsuga.

O dirigente enfatiza a necessidade de atendimento aos protocolos de segurança, tanto por parte dos empresários como dos comerciantes. “É fundamental que os cuidados continuem para que possamos avançar mais”, conclui.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: