Categorias
MOGI DAS CRUZES

Ruas do centro de Mogi das Cruzes terão ajustes no tráfego a partir desta quinta



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Prefeitura de Mogi das Cruzes anunciou que realizará ajustes na circulação de veículos na rua Professor Flaviano de Melo, a partir de quinta-feira (12).


Com o objetivo de reduzir o volume de automóveis e motocicletas, a via não receberá veículos das 10h às 17h, aumentando assim a segurança dos pedestres que caminham pelo local. Segundo a administração municipal, é um retorno à origem da via, “em uma configuração pensada e ajustada às necessidades provocadas pela pandemia”.


Desde 2015, quando as obras da Flaviano de Melo foram entregues, a rua sempre foi fechada para veículos, naquela época das 9h às 18h. Essa foi uma característica que marcou a via desde que ela recebeu sua atual configuração, priorizando os pedestres. Houve uma flexibilização causada pela pandemia e, agora, segundo a Prefeitura, existe o entendimento de que é importante retomar a restrição aos veículos porque o movimento tem sido muito intenso.


Esse retorno ocorre com um horário mais flexível em comparação como o que foi definido em 2015 e será acompanhado de um compromisso da administração municipal para estudar o Centro e as ruas do entorno de uma forma mais ampla, com o objetivo de analisar alternativas de tráfego e deslocamento de pedestres, em um diálogo permanente com o comércio.


A decisão foi construída de forma conjunta entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Transportes, os comerciantes, vereadores, o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial (ACMC).

Ainda de acordo com a Prefeitura, a medida foi tomada a partir de um diálogo com os segmentos que fazem parte do comércio na região, sempre buscando a proteção das vidas e prevenção de acidentes.

No período mais intenso da pandemia, ficou acordado de manter a rua aberta, em função das medidas de restrição, até o final do ano, monitorando-a continuamente para avaliar a necessidade de mudanças, porém, com o avanço da vacinação e o aumento considerável no tráfego de veículos e pedestres na região central, a Flaviano de Melo vem apresentando um volume crescente de carros e motos, o que exige atenção por parte das secretarias, informou a administração municipal, acrescentando que, com a flexibilização das medidas de controle de isolamento social do Governo do Estado e por consequência a abertura do comércio, os sistemas de “drive-thru” e de “take away” não tem sido mais demandados na área central, fazendo com o que o fluxo de pessoas e veículos tenha retornado a patamares anteriores ao momento pandêmico. 

Paulo Frontim

Na rua dr. Paulo Frontim, que teve a liberação de estacionamento em período integral, será retomada a proibição de estacionamento no período das 10h às 20h. A medida também valerá a partir desta quinta-feira (12), preservando apenas o embarque e desembarque nos pontos já previstos para esta finalidade.

“Serão realizados os estudos para compatibilizar aspectos urbanísticos, de mobilidade e econômicos, pensando na harmonia que o centro deve ter para todos aqueles que o utilizam”, afirma a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

Os estudos têm como objetivo melhorar a circulação e acessibilidade de idosos e de pessoas com mobilidade reduzida, propondo reconstruir a identidade do centro como uma área multiuso, de maneira que, além das funções de comércio, serviços e moradia, já presentes, a área contemple também o lazer, o turismo e a preservação urbanístico-paisagística do núcleo histórico.

“Houve e há disposição permanente para o diálogo com todos os interessados. É assim que temos feito desde o final do ano passado antes de assumirmos a pasta. Assim, o compromisso de elaborar um estudo que busque a adequação da rua Flaviano de Melo e de todo o centro para o tráfego de veículos e pedestres, preservando a convivência segura e harmoniosa, bem como potencializando os comércios ali estabelecidos, é o nosso objetivo e alinhamento junto à Secretaria de Transportes”, pontua Gabriel Bastianelli, secretário municipal de Desenvolvimento.

Compartilhe essa notícia:
Sair da versão mobile