Categorias
CULTURA

Roteiro do Patrimônio oferece visita histórica pelas igrejas de Taiaçupeba, em Mogi



O projeto Roteiro do Patrimônio, que é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes e faz parte da programação do 2º Festival Cultura Sertaneja, vai oferecer visitas históricas com a edição especial ‘Arte Sacra de JBC – José Benedito da Cruz’.



A ação acontece nos próximos sábado (9) e domingo (10) e prevê quatro viagens, duas para cada dia de festival, com saída às 11h e às 14h, partindo da SAT (Sociedade Ambiental Amigos de Taiaçupeba), com duração aproximada de 1h30.



Os participantes serão conduzidos em um ônibus até as igrejas de Santa Cruz e São Sebastião, acompanhados por um monitor local e pelo Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico de Mogi das Cruzes.



O distrito de Taiaçupeba tem construções históricas que remontam ao século XIX, com duas obras remanescentes do artista sacro-popular, JBC. As igrejas de Santa Cruz e de São Sebastião foram decoradas com pinturas e entalhes de madeira feitos nos altares, com autoria do artista.



JBC foi um artista autodidata e pouco reconhecido em vida, já que muitas de suas obras se perderam pelo tempo. Atualmente é conhecido por suas obras em capelas rurais da região e do Vale do Paraíba. No distrito de Taiaçupeba boa parte resiste intocado, há mais de 100 anos.

De acordo com a administração municipal, o Roteiro do Patrimônio é uma ação de educação patrimonial em que os visitantes são sempre guiados por um historiador, que narra os fatos, contos e lendas históricas dos locais visitados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de um formulário online.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900 ou pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: