Represas do Alto Tietê operam com até 96% da capacidade; previsão é de mais chuva

A chuva insistente que persiste desde antes do carnaval no Alto Tietê tem feito algumas represas da região operarem bem próximas ao limite da capacidade. O agravante é que, de acordo com os meteorologistas, pode continuar chovendo nos próximos dias.

De acordo com dados atualizados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) nesta quinta-feira (27), a situação mais crítica é na Represa Ponte Nova, que fica no Rio Tietê, em Salesópolis, e trabalha no momento com 96,64% de sua capacidade.

Logo em seguida vem a Represa Paraitinga, que está situada no rio homônimo, também em Salesópolis, e foi construída justamente para controlar a vazão do Rio Tietê. Ela opera com 95,03% de sua capacidade máxima.

Em Mogi das Cruzes, a Represa Taiaçupeba, que fica no Rio Taiaçupeba e também foi criada com o intuito de escoar a água do Rio Tietê, alcançou 89,18% de sua capacidade e também começa a entrar em estado de atenção.

Já nas represas Jundiaí e Biritiba, com respectivamente 71,41% e 31,23% de suas capacidades, a situação está mais controlada.

Previsão de mais chuva

De acordo com o Climatempo, site especializado em previsões meteorológicas, o tempo deve continuar chuvoso na região, embora o volume de chuva fique aquém do registrado nos últimos dias.

Na sexta (28), por exemplo, está previsto apenas 1mm de chuva em Mogi das Cruzes. O céu, no entanto, permanecerá nublado e as temperaturas não passarão dos 21ºC.

Já no sábado (29) deve chover um pouco mais. São aguardados 10mm de chuva, que deve vir em forma de pancadas a partir da tarde. Os termômetros alcançarão os 23ºC.

Para o domingo (1), a previsão é de 5mm de chuva distribuída ao longo de todo o dia. A máxima voltará para a casa dos 21ºC.


Gostou do conteúdo? Ele é e sempre será 100% aberto e gratuito, no entanto, se considerá-lo importante e necessário, você pode apoiar nosso trabalho fazendo uma doação

O portal Notícias de Mogi utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua navegação. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade

Leia mais