Categorias
BRASIL

Receita Federal alerta para novo golpe envolvendo suposta regularização de CPF



A Receita Federal afirmou que diversos contribuintes têm recebido mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mails comunicando sobre uma suposta situação irregular a ser resolvida. Essas mensagens, no entanto, trazem links que induzem a pessoa a pagar uma taxa falsa com a finalidade de regularização do CPF.



Foram registrados casos de cidadãos que pagaram o valor, foram à Receita depois e descobriram que não estavam com pendências no CPF. Em outros casos, pendências já existentes continuaram, como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago de nada serviu.



Os criminosos abordam os cidadãos com mensagens trazendo a identificação como se fossem da “Receita” e utilizando o termo IRPF, assim como as cores da entidade e da bandeira nacional. Esses detalhes levam a vítima a acreditar que se trata de uma mensagem de um órgão oficial do governo federal, o que é falso.



“A regularização de CPF é gratuita e pode ser realizada pelo site oficial da Receita Federal. Ao acessar o site, o contribuinte deve selecionar a opção ‘Meu CPF’, onde encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema”, explicou a Receita, acrescentando que os alertas que costumam ser enviados aos cidadãos não trazem qualquer link de acesso.



*com informações da Agência Brasil

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: