Categorias
MOGI DAS CRUZES

Quermesse da Festa do Divino começa esta semana; veja a programação de shows



Nesta quinta-feira (30) serão abertas as portas da Quermesse da Festa do Divino Espírito Santo, na Avenida Cívica, em Mogi das Cruzes. O evento é famoso pela venda de comidas típicas e a realização de apresentações folclóricas e musicais.



São mais de 130 itens gastronômicos diferentes. Entre as comidas mais procuradas da quermesse está o afogado – ensopado à base de carne e batata temperado com salsão, salsa, cebolinha, cebola, molho natural de tomate etc. – e o tortinho – bolinho caipira confeccionado com farinha de milho branca e farinha de mandioca e recheado com carne moída refogada.



Dados contidos no site oficial da Festa do Divino de Mogi das Cruzes indicam que, nas últimas edições da quermesse, foram vendidas 14.200 cumbucas de afogado, 13.500 churrascos, 12.500 tortinhos e 20.000 potes de doces típicos. Tudo isso foi consumido por um público médio e rotativo de 200.000 pessoas.



Vale ressaltar que toda a verba levantada pela quermesse é destinada a entidades sociais que colaboram na realização da festa com voluntários participando do preparo e da venda das comidas.



Confira abaixo que entidade está responsável por cada barraca este ano:

EntidadeBarraca
Associação Pró-Festa do DivinoAfogado e caldos, churrasco e espetinho, doces e salgados e café caipira com Cantinho da Viola 
Creche São José OperárioBatata frita
Instituto Pró+VidaBebidas
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das CruzesBuraco quente
Paróquia Cristo ReiCaixa central
Catequese EspecialChoconhaque
Associação de Renais Crônicos do Alto Tietê (Arcat)Churrasco grego
Cáritas DiocesanaCrepe
Comunidade São Vicente de Paula Fogazza 
  Servidores do Hospital MunicipalFrango à Basilicata
  Paróquia São BeneditoFrutas do Amor
Comunidade São Francisco de AssisFrutas do Amor
Associação Beneficente Onde Moras AbomorasHambúrguer
Associação Nova UniãoHot dog
Oficina Divineira da Secretaria de Cultura de Mogi das CruzesLembranças
Comunidade Nossa Senhora de GuadalupeLinguiça
Paróquia Nossa Senhora da PiedadeMilho
Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Santa RitaPastel
Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Santa RitaPernil
Instituto Pró+VidaPizza
Associação de Pais e Amigos dos Portadores de Fissuras Lábio Palatais (APAFI) de Mogi das CruzesSucos e vitaminas
Núcleo Aprendiz do FuturoTapioca
Pastoral da CriançaTempurá
Casa da Criança Irmã SalvadoraYakissoba
Fundo Social de Solidariedade de Mogi das CruzesBaião de Dois
Casa da Criança São SebastiãoDelícias de Coco
Catedral de Sant´AnaBingo
Associação Madre EsperançaBatata recheada (NOVIDADE)
Seminário Diocesano Sagrado Coração de Jesus de Mogi das CruzesTemaki (NOVIDADE)
Mitra DiocesanaDiocese de Mogi das Cruzes

A quermesse da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes vai até o dia 6 de junho. Durante a semana o evento inicia-se às 18h30 e, aos sábados e domingos, às 14h.

Shows

Na quinta-feira (30), primeiro dia da festa, acontecerá um concerto do tenor Rinaldo Viana em conjunto com 55 membros da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e sob o comando do maestro Israel Cardoso.

O cantor e compositor Renato Teixeira levará música caipira ao segundo dia do evento (31). Ele é autor de canções conhecidas, como “Romaria”, “Tocando em Frente” e “Dadá Maria”.

No domingo (1) será a vez do missionário e cantor Dunga se apresentar, trazendo, além de música, muita oração e religiosidade à festa.

Festa do Divino

A festa do Divino Espírito Santo tem origem na antiguidade, também chamada de Ceifas, das Semanas, Do da Lei, e outros nomes. A festa do Divino faz parte também do calendário judaico, e é celebrada sete semanas depois da páscoa, era celebrada desde o século XIV, na igreja católica como festividade religiosa em Portugal. Devido a colonização Portuguesa a festa do Divino foi introduzida no Brasil provavelmente desde o século XVII, sempre foi uma festa de caráter popular.

Em Mogi a festa existe desde o final do século XVII, é uma das mais antigas do Brasil e o maior evento folclórico e religioso do Alto Tietê. Existe um documento descoberto pelo historiador Jurandyr Ferraz de Campos que comprova que a devoção no Divino Espírito Santo tem mais de 400 anos em Mogi das Cruzes.

Um ano antes são escolhidos, novos festeiros, ou seja, pessoas de destaque, dispostas, e que participam ativamente dos rituais durante a festa, os quais, também anteriormente, organizaram e realizaram eventos como chás e bingos, mensalmente, arrecadando fundos, ou seja, gerenciando tudo, e fazendo a divulgação do evento da festa do ano seguinte. Existe um casal de fiéis festeiros, indicados por pessoas que já participaram de outras festas, e que passarão pelo “filtro” do bispo diocesano.

A festa tem 11 dias e tem início, em uma quinta-feira e acaba em um domingo, o “Domingo de Pentecostes”.

Confira a programação completa da Festa do Divino Espírito Santo 2019

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

5 respostas em “Quermesse da Festa do Divino começa esta semana; veja a programação de shows”

Sou nova na Cidade, e já tive a oportunidade de participar da festa do divino, muito bacana, mas os preços dos alimentos abusivos, pois fui comprar uma cocada com uma aparência maravilhosa, mas qdo perguntei o preço quase caí de costas, até tinha dinheiro na hora para comprar, mas resolvi comprar os ingredientes e fazer em casa, que por sinal mandei pra minha vizinha um prato cheio e ela amou …dependendo só vou p passar mesmo rs, mas se é p ajudar entidades o propósito da festa além de homenagear o santo é gratificante, mas olha os valores dos alimentos com mais atenção as coisas estão muito caras verdade, mas vi preços de alimentos que choquei…
bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *