O Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo e localizada em Mogi das Cruzes, é um potencial campo de estudos para diversos temas relacionados à Mata Atlântica.
Com o intuito de impulsionar a geração de conhecimento, o Ecofuturo promove um programa para o apoio e desenvolvimento de pesquisas em parceria com universidades e instituições.
Ao todo, 76 estudos já foram realizados e, a partir deles, quatro novas espécies foram identificadas: o sapinho da neblina (Brachycephalus Ibitinga); o sapinho da barriga vermelha (Paratelmatobius yepiranga), endêmico do Parque; o sapinho da garganta preta (Adenomera ajurauna); e uma formiga identificada pela primeira vez no local, mas ainda sem nome oficial.
Segundo o Instituto, o resultado gerado também fornece contribuições para o aprimoramento da gestão e amplia o conhecimento sobre o local e trabalho desenvolvido.
Todas as pesquisas ficam reservadas em um banco de dados administrado pelo Ecofuturo, disponibilizado para profissionais em futuros estudos e com os resultados publicados para o público geral.
De acordo com o instituto, há uma grande oportunidade de ampliar o número de pesquisas na área. Entre os temas com maior falta de informações, destacam-se espécies bioindicadoras de conservação, inventários e biofilia.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga-nos no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.