Categorias
BRASIL

Quase 3 milhões de brasileiros devem fazer a prova do Encceja neste domingo (25)



Desde 2017, o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) passou a ter a função de emitir o certificado de conclusão dos cursos de ensino fundamental e médio para brasileiros que não puderam concluir os estudos na idade correta. A prova deste ano será aplicada no próximo domingo (25) e contará com a participação de 2.973.375 pessoas em 611 municípios do país, incluindo Mogi das Cruzes.



O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), faz um alerta para que os estudantes consultem com antecedência o Cartão de confirmação do Encceja 2019. É nele que estão informações importantes como endereço, data, local, número de inscrição, horário das provas, indicação das áreas de conhecimento e do nível de ensino, solicitação de atendimento especializado, nome social, se for o caso.



É comum candidatos se perderem ou confundir o local da prova, justamente por falha na checagem das informações. Por isso, o Inep pede que os interessados acessem a Página do Participante, imprima o comprovante e verifique rotas para chegar ao local com antecedência.



A apresentação do comprovante não é obrigatória, mas ajudará o candidato a se localizar e chegar mais tranquilo para a prova. O participante deve levar um documento de identificação válido, como RG, carteira nacional de habilitação (CNH).



Veja como consultar os locais de prova do Encceja 2019

Prova do Encceja

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, em 611 municípios. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar as 14h30 até 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Setenta e oito por cento das inscrições foram para a prova que emite o certificado de conclusão do ensino médio e 21,6% para conseguir a certificação do ensino fundamental.

Confira abaixo as disciplinas que serão cobradas em cada tipo de prova:

Encceja para Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Redação;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Ciências Naturais.

Encceja para Ensino Médio

  • Linguagens;
  • Códigos e suas tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Confira mais detalhes no edital do Encceja 2019

Sobre o Encceja

A avaliação é destinada a brasileiros que não concluíram o ensino fundamental ou médio em idade adequada. Com os resultados da prova é possível adquirir essa certificação.

De forma gratuita e voluntária, podem participar jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior (que farão as provas em outra data), inclusive pessoas presas. No entanto, é preciso ter, no mínimo, 15 anos para certificação do fundamental e 18 anos para o médio.

A aprovação na prova pode significar a mudança para milhares de brasileiros, já que com o certificado de conclusão dos estudos, eles terão a chance de competir por melhores oportunidades de trabalho, iniciar um curso superior e também participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, podendo competir por vagas de graduação nas melhores instituições públicas e privadas do Brasil.

De acordo com dados do MEC, o índice de aprovação para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio foi de 20,8% em 2017 e subiu para 36% na última edição.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP

Uma resposta em “Quase 3 milhões de brasileiros devem fazer a prova do Encceja neste domingo (25)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *