Categorias
CULTURA

Projeto Sinfônica Mogi Itinerante terá primeira edição neste domingo



A Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes vai lançar neste final de semana o projeto Sinfônica Mogi Itinerante. A proposta é promover uma vez ao mês apresentações de grupos da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes em diferentes bairros e distritos da cidade, proporcionando assim a circulação artística e a democratização do acesso à cultura, a partir da descentralização.



A primeira edição será neste domingo (29), às 11h, no largo da feira de Jundiapeba. A ação foi viabilizada a partir da parceria da Cultura com as Secretarias Municipais de Agricultura e Assistência Social. Quem vai se apresentar é o Quarteto de Cordas, grupo formado por monitoras do projeto desenvolvido pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes (ORSIMC), com o objetivo de incentivar o trabalho camerístico.



O concerto deve se estender por aproximadamente uma hora e o repertório será composto por músicas de autores brasileiros, como Tico-Tico no Fubá, Brasileirinho, Aquarela do Brasil, entre outras. As musicistas que integram o Quarteto são alunas do projeto que se destacaram nos respectivos instrumentos. São elas: Emilly Marques (violino I), Cassia Schneider (violino II), Ruth Schneider (viola erudita) e Rebeca Gomes (violoncelo). 



A ação deste domingo faz parte também do programa Mogi Mais Viva, que compreende ações de zeladoria no distrito. 



De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, para as próximas edições, a ideia é fazer uma alternância com outros grupos da Orquestra Sinfônica, como o Quinteto de Metais e a Camerata de Cordas, por exemplo. A segunda edição, no próximo mês, deve ser realizada no Jardim Margarida, no limite entre Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba.

“Primamos pela circulação artística, pela ampliação de horizontes e pelo fomento de uma cultura acessível para todos. Esse projeto vem ao encontro de todos esses propósitos, pois leva aos mogianos dos quatro cantos da cidade grupos da Orquestra Sinfônica da cidade, o que proporciona arte e lazer às pessoas, ao mesmo tempo em que a música e a própria Orquestra da cidade se tornam mais próximas e conhecidas de todos”, disse a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon. 

Mais informações sobre o projeto Sinfônica Mogi Itinerante podem ser obtidas pelo telefone 4798-6902.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: