Após trabalho social realizado em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, o projeto Chef’s da Estrada passa pelo estado de São Paulo para homenagear os caminhoneiros que trabalham em intensas jornadas durante a pandemia. Eles recebem refeições, serviços de desinfecção das cabines dos caminhões, máscaras e álcool em gel 70%, além de materiais de prevenção à Covid-19 e de uma mensagem de carinho e apoio.
Nesta terça (4), a ação ocorre em Itaquaquecetuba, cidade do Alto Tietê, mais especificamente no JSL Centro Logístico Intermodal, a partir das 11h30, onde serão servidas cerca de 50 refeições aos caminhoneiros.
“Nossa passagem por SP tem sido gratificante, o estado é um motor que movimenta todo o país, motoristas e profissionais de todo o Brasil passam pelas estradas paulistas. Agora seguiremos para Itaquá, e homenagearemos os caminhoneiros que passarem por esta importante cidade da região metropolitana de SP e Alto Tietê”, ressalta Walter Cavalheiro Filho, idealizador do Chef´s da Estrada, que tem parceiros da iniciativa privada como Aurora, Truckvan e Desinfecta Express.
O cardápio foi criado pelo chef Marcos Baldassari, ex-participante do MasterChef e apresentador do programa Cozinha Amiga (TV Gazeta), que participa do preparo dos pratos junto com sua equipe. O menu traz três opções aos caminhoneiros: Chef 1 – Arroz carreteiro, costela suína ao molho de cerveja preta e couve com bacon; Chef 2 – Arroz com linguiça, feijão preto com defumados e sobrecoxa recheada com presunto; e Chef 3 – Espaguete com ragu de linguiça e presunto, coxinha de asa frita com alho e salsinha, todos os pratos acompanham farofa de banana com linguiça.
Apaixonado pela gastronomia desde a infância e proprietário de uma hamburgueria e de uma empresa especializada em serviço de buffet, Baldassari conta como foi a escolha dos pratos: “A inspiração veio das comidas típicas brasileiras, que remetem à casa e ao lar, pois a carga horária destes profissionais é intensa e eles precisam de energia para a jornada diária. Sentiremos na pele o que é estar todo dia na estrada, assim como os caminhoneiros, e a nossa dedicação será grande para servir uma comida de excelência a esses guerreiros”, comenta.
Sobre o projeto
Até 20 de agosto, o projeto percorrerá 27 paradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil em pontos estratégicos de grande passagem e concentração de caminhoneiros. O Chef´s da Estrada Já atendeu trabalhadores em 11 cidades (14 pontos) em SC, PR, RS e SP. A equipe passará ainda por três cidades no estado de São Paulo (Arujá, Campinas e Guarulhos), seis cidades em Minas Gerais (Juiz de Fora, Brumadinho, Belo Horizonte, Pouso Alegre, Oliveira e Extrema) e Rio de Janeiro.
A estrutura do Chef´s da Estrada é formada por food truck para a cozinha, trailer dormitório para a equipe, veículo com materiais de prevenção à saúde e pelos profissionais (chef e assistente de cozinha, produtor, assistente de produção e prestadores de serviço de desinfecção dos caminhões).
Paradas do Chef’s da Estrada
Horário: 11h30 às 14h
- 04.08 | ITAQUAQUECETUBA/SP
- 06.08 | RIO DE JANEIRO/RJ
- 07.08 | JUIZ DE FORA/MG
- 10.08 | BRUMADINHO/MG
- 12.08 | BELO HORIZONTE/MG
- 13.08 | BELO HORIZONTE/MG
- 14.08 | OLIVEIRA/MG
- 15.08 | POUSO ALEGRE/MG
- 17.08 | EXTREMA/MG
- 18.08 | ARUJÁ/SP
- 19.08 | CAMPINAS/SP
- 20.08 | GUARULHOS/SP