Categorias
ALTO TIETÊ

Professoras de Suzano vencem prêmio nacional de educação infantil



Três professoras da rede municipal de ensino de Suzano venceram uma premiação nacional de boas práticas educacionais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), na última semana. Os projetos “Mascote da Turma” e “Leitura na calçada”, criados por elas, concorreram com mais de 700 outros inscritos de todo o país.



Denise Riogi Lanzi e Priscila Zanini dos Santos Flor trabalham na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Darcy Correa Gonçalves, na Vila Amorim, e ganharam o reconhecimento graças ao projeto “Mascote da Turma”, implementado no ano passado para a turma do G2. Elas apresentaram às crianças um pequeno peixinho, que recebeu o nome de Bolha. A cada três dias o animal ia para a casa de um aluno diferente, onde ele e sua família eram responsáveis por alimentá-lo e cuidar de seu bem-estar.



Bolha passou pelas residências de toda a turma e atualmente mora na instituição de ensino. As vivências observadas no projeto inclusive foram levadas para o Material Orientador às Famílias, disponibilizado pela prefeitura este ano.



De acordo com Denise, o Mascote da turma estimulou a interação entre os alunos, mesmo que de forma virtual, e trouxe alegria para suas rotinas. Ela ressaltou que o projeto buscou conectar famílias, crianças e escola em tempos de pandemia da Covid-19 e que cada uma recebia o mascote com muita novidade e empolgação.



Joselene Cabral Lacerda foi a terceira vencedora do prêmio com seu projeto “Leitura na Calçada”. Ela leciona na Escola Municipal Luiza Rodrigues de Oliveira, no Jardim Alterópolis, onde também atende crianças do G2. Quando a instituição recebeu os livros do projeto Itaú Cultural, a professora decidiu fazer a entrega de uma forma diferente.

Para ressaltar a importância deste hábito, ela foi na casa de cada um de seus alunos e promoveu o estímulo à leitura. Sentada em um tapete na calçada da residência com a criança, ela lia histórias, levava alegria para os pequenos e incentivava os responsáveis a criar um momento especial de leitura em família na rotina, sempre com respeito aos protocolos de saúde.

Segundo Joselene, o seu projeto foi criado com o objetivo de valorizar o hábito de leitura e transmitir para os pequenos que o livro é algo precioso. Ela ressaltou que foi muito bom poder levar essa alegria para eles e nesse ano está dando continuidade ao trabalho.

O Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia é realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Itaú Social. A iniciativa foi criada para dar visibilidade ao trabalho de profissionais da educação que se reinventaram neste período de fechamento de unidades escolares para continuar ensinando.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: